Reprodução de peixes no Aquário Pantanal poderá repovoar rios com espécies ameaçadas de extinção
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira (23), uma novidade sobre a funcionalidade do Bioparque Pantanal, ou Aquário do Pantanal. O manejo de peixes dos tanques poderá ajudar no repovoamento de espécies ameaçadas de extinção em algumas regiões do Estado. Segundo o biólogo coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de […]
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira (23), uma novidade sobre a funcionalidade do Bioparque Pantanal, ou Aquário do Pantanal. O manejo de peixes dos tanques poderá ajudar no repovoamento de espécies ameaçadas de extinção em algumas regiões do Estado.
Segundo o biólogo coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e curador do complexo, Heriberto Gimenes Júnior, se as matrizes de uma espécie rara está reproduzindo filhotes, o animal pode fazer o repovoamento de áreas impactadas.
“Se existe alguma espécie ameaçada de extinção, algum rio que está sofrendo impacto e que possa prejudicar a existência de algum animal, o aquário serve como um auxílio no sentido de reprodução. Nosso objetivo é estudar como é o comportamento, como é a parte reprodutiva e com isso criar políticas de conservação para a preservação de uma referida espécie potencial ameaçada de extinção”, destacou.
Segundo o biólogo, duas espécies que estão no Bioparque se enquadram numa categoria ameaçada de desaparecer, o Tetra de Cauda Vermelha e o Cascudo-viola. Ambos se reproduziram no complexo, sendo que o primeiro foi descoberto recentemente no Rio Correntes, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Espécies raras no Aquário
“Ele veio de um rio em que o entorno dele, basicamente é tomado pela agropecuária, tem agrotóxico, com as chuvas esse agrotóxico entra dentro do sistema e isso pode futuramente causar um grande impacto nos peixes desse lugar. Com essa espécie inédita aqui dentro do Bioparque reproduzindo, iremos entender seus hábitos e trabalhar na sua conservação”, pontua.
O Bioparque é considerado referência mundial por ser o maior aquário de água doce do mundo e, apesar de ser destaque no turismo, um de seus pilares é a conservação de espécies.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Polícia identifica piloto de moto assassinado a tiros por garupa no Universitário
Motorista de Corolla teria se aproximado e dado apoio ao autor dos disparos
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.