O autorizou oficialmente nesta semana a aplicação da dose reforço contra a Covid para aqueles que foram vacinados com a Janssen. Em Mato Grosso do Sul, pessoas com mais de 18 anos podem receber o 2º reforço (terceira dose), e aqueles com 40 ou mais, o 3º (quarta dose).

Os moradores que têm de 18 a 39 devem buscar o 2º reforço quatro meses após o 1º reforço (2ª dose). E os sul-mato-grossenses com 40 anos ou mais podem procurar o 3º complemento quatro meses depois do 2º.

Anteriormente, o Ministério da Saúde recomendava o 2º reforço apenas para pessoas com 50 anos ou mais. Aqueles entre 18 e 49 anos estavam aptos apenas para o 1º reforço, após dois meses da aplicação da dose única. 

No caso da vacinação de reforço para pessoas que receberam a dose única, a pasta recomenda uso de imunizantes Pfizer, e . Em MS, na segunda-feira (20), foram distribuídas 76 mil doses da Janssen para as cidades.

Na segunda, o ministério também liberou a quarta dose — ou 2º reforço — para pessoas com 40 ou mais que foram vacinadas inicialmente com Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca.

Em , as doses podem ser encontradas nas USFs e UBSs das sete regiões. A vacinação acontece das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.

*Com Agência Estado