Os moradores de Mato Grosso do Sul que tomaram a vacina da Janssen e já têm na carteirinha os primeiros reforços, poderão se imunizar com a dose complemento. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) começou a distribuir 76 mil doses da vacina da Johnson & Johnson nesta segunda-feira (20).

Considerada dose única, a Janssen teve liberação de segunda dose ainda no ano passado em Mato Grosso do Sul.

As orientações do Ministério da Saúde para quem tomou a vacina Janssen são as seguintes:

  • Pessoas com idade entre 18 e 39 anos devem receber a 3ª dose quatro meses após a 2ª dose (de reforço)
  • Pessoas com 40 anos ou mais podem receber a 4ª dose quatro meses após a 3ª dose (segundo reforço)

Nem metade da população de MS tomou 3ª dose

De acordo com os números do Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde), apenas 42,5% do público-alvo que já poderia ter se imunizado com a terceira dose da vacina está em dia com o esquema vacinal.

Do início da aplicação da terceira dose até agora, 1.129.134 pessoas foram imunizadas em Mato Grosso do Sul. A população estimada para receber a terceira dose no Estado, incluindo crianças acima de 5 anos e grupos prioritários é de 2,6 milhões de pessoas.

Em relação à quarta dose, que hoje inicia aplicação para público acima de 40 anos, segundo o painel de vacinação, até agora foram vacinadas 212.411 mil pessoas, o que representa 8% do público esperado.

Em Campo Grande, o recorte da estatística de público vacinado com a terceira dose tem números inferiores. Do público total que já poderia ter se imunizado com a primeira dose de reforço, apenas 40,2% tomaram a vacina. Ou seja, das 851 mil pessoas que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado, apenas 343.151 mil tomaram a terceira dose.

Sobre a quarta dose, que já está aberta para públicos prioritários como imunossuprimidos e pessoas acima de 50 anos, em Campo Grande apenas 8,23% do público-alvo está imunizado. O que representa 70.071 mil pessoas.