A previsão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul é de muito calor, podendo alcançar os 39°C, principalmente na região pantaneira e sudoeste do Estado.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica elevação gradativa das temperaturas em todos os municípios. Chuvas podem ser registradas em áreas isoladas do extremo norte a partir de sábado (19).

Na quinta (17) e sexta-feira (18), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. São esperadas temperaturas mínimas entre 15 a 19°C e máximas de até 31°C nas regiões sul e leste do Estado.

Nas regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste, mínimas entre 17 e 21°C e máximas de até 38°C. Em Campo Grande, mínima entre 16 e 19°C e máxima de 35°C. A baixa umidade do ar também castiga e varia de 10 a 30%. Os ventos atuam do quadrante leste/sudeste, com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h.

Calor de 39°C

No sábado (19), as temperaturas batem recorde do mês. Em grande parte do Estado, o tempo estará estável com sol e variação de nebulosidade, porém, não se descartam pancadas de chuvas isoladas na região do bolsão.

São esperadas mínimas de 16°C e máxima de 33°C ao sul, de 20 a 23°C e máximas de até 39°C no Pantanal, bolsão e sudoeste. Em Campo Grande, mínima de 20°C e máxima de 36°C. A baixa umidade predomina de 10 a 30%.

Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante leste/nordeste, com rajadas de vento entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores de 70 km/h.

Chuva

A previsão indica que entre a tarde/noite do domingo (20), há probabilidade para chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em MS, com destaque para as regiões oeste/sudoeste e se estendendo ao longo da segunda-feira (21) para as demais regiões do Estado.

A análise do Cemtec mostra que essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de cavados e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. Ainda assim, o calor continua no fim de semana, com temperaturas de 20°C a 37°C, rajadas de vento que podem registrar 70 km/h.