A hidrovia do é uma conexão estratégica para o transporte de mercadorias do estado com a Argentina, Paraguai e Bolívia, de acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar, Jaime Verruck. 

O transporte hidroviário foi paralisado devido a seca histórica de Mato Grosso do Sul desde 2020. “Estamos falando de terminais portuários e da necessidade que nós temos de todo o sistema da estrutura de barcaças. Isso é fundamental. O que nós observamos nos últimos dois anos foi primeiro a paralisação da hidrovia em função de uma seca histórica”, esclarece Verruck. 

No entanto, o nível do rio ainda está longe da normalidade, o índice de 21% corresponde a uma melhoria apenas em comparação a 2021. “Quando observarmos os últimos cinco anos, ela ainda é a mais baixa. Só está acima do ano passado. Mesmo assim precisamos denotar que isso mostra uma recomposição que permitiu a navegabilidade”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.