MS está sob alerta laranja, classificação de perigo para saúde devido à onda de frio

| 16/05/2022
- 21:17
MS está sob alerta laranja, classificação de perigo para saúde devido à onda de frio
Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja, devido ao frio (reprodução)

Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja, classificação de perigo à saúde, por causa da onda de frio atuante no Estado. De acordo com a meteorologia, a temperatura em poderá chegar aos 3°C nesta terça-feira (17), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com sensação térmica ainda mais baixa. Em Rio Brilhante, a temperatura pode chegar aos 4°C e, em Campo Grande, a previsão é de mínima de 7°C.

Previsão também para esta terça é de 5°C em Dourados; Corumbá, 9°C; Coxim, 8°C; Três Lagoas, 8°C; Bonito, 6°C; Sidrolândia, 5°C; Maracaju, 5°C; Chapadão do Sul, 5°C; Porto Murtinho, 6°C; Antonio João, 3°C; Nova Andradina, 6°C e Bataguassu, 7°C. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

De acordo com o Inmet, o aviso do alerta laranja se iniciou às 15h (horário de Brasília-DF). O perigo, segundo o instituto, é de risco para saúde por causa das temperaturas inferiores aos 5°C, por período de três até cinco dias. Orientações sempre são para evitar exposição ao frio e agasalhar-se bem.

Em casos de pessoas em situação de risco, devido à exposição ao frio, a instrução é a de entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, para os devidos atendimentos. A previsão é de que as temperaturas voltem a se elevar um pouco mais a partir da próxima semana.

A frente fria chegou a Mato Grosso do Sul no último sábado (14). O fenômenos se deve ao transporte de umidade vindo da Amazônia e a uma baixa pressão no Paraguai.

Os alertas do Inmet para naturais, como tempestades ou onda de frio, são o amarelo, que é de perigo potencial, laranja, classificação de perigo e o vermelho, grande perigo.

Veja também

Diversas outras apostas conseguiram faturar prêmios menores

Últimas notícias