O registro de divórcios caiu neste ano em , após atingir recorde no auge da pandemia em 2021. Foram feitos 716 divórcios em de notas entre janeiro e novembro de 2022, o que representa redução de 12,8% frente ao mesmo período do ano passado, com 821. Janeiro, setembro e novembro foram os meses com as maiores quedas.

Os dados constam da Censec (Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados), base de dados administrada pelo CNB/CF (Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal) e que reúne as informações dos 8.354 Cartórios de Notas do país, responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.

De acordo com o CNB/MS, fatores como o fim do isolamento social causado pela e o retorno das famílias às rotinas podem estar ligados à diminuição de divórcios. O resultado de 2022 é o menor desde 2019, ano pré-pandemia.

Na comparação com 2020, o primeiro ano pandêmico, foram feitos 908 registros do tipo e a redução de divórcios foi de 21,1%. Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19 houve queda de 9,6% nas dissoluções de casamentos no Estado.

Com informações da assessoria.