Liberada para 20 anos, vacina reforço da Covid leva pouca gente aos postos de Campo Grande

Medida é uma forma de prevenir o aumento de casos de Covid-19 diante da BQ.1, subvariante da Ômicron

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vacinação Albano Franco - Henriq
Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo Midiamax)

A campanha de vacinação para a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a partir de 20 anos começou nesta sexta-feira (25). Apesar da ampliação, imunização atrai pouco público na manhã de hoje em Campo Grande. Segundo a prefeitura, ideia é acelerar a vacinação da cidade.

A reportagem do Jornal Midiamax foi até dois postos de saúde, o da 26 de Agosto e Coronel Antonino, acompanhar a movimentação. Apesar de ser o primeiro dia desde a ampliação da faixa etária para a dose de reforço, unidades de saúde estão tranquilas nesta manhã.

No Posto de Saúde 26 de Agosto, nenhuma pessoa com 20 anos estava no local para se vacinar contra Covid até o momento que a equipe de reportagem permaneceu. Já na UBS Coronel Antonino, apenas uma jovem, de 28 anos, foi se vacinar contra o coronavírus até então.

“Eu tenho bebê recém-nascido, tomei para proteger ele e se for preciso tomo outra. Eu me programei pra vir hoje de manhã”, afirmou Daniela Mara Melo.

Vacinação em Campo Grande

Pessoas com 25 anos ou mais que receberam o 1º reforço há pelo menos quatro meses já podiam se vacinar desde a última quarta-feira (22). Agora, a faixa etária está em 20 anos. Já na segunda-feira (28), a vacinação inicia para pessoas com 18 anos, seguindo os mesmos critérios.

Vale lembrar que a segunda dose de reforço equivale à quarta imunização, exceto para os que foram vacinados com Janssen, que recebem a terceira dose.

Medida é uma forma de prevenir o aumento de casos de Covid-19 diante da BQ.1, subvariante da Ômicron, que tem se espalhado pelo Brasil e outros países. 

“Essa estratégia visa proteger justamente a cadeia produtiva, que é, em sua maioria, formada por jovens que estão em frigoríficos, indústrias e no comércio”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A vacinação é a forma mais eficaz de conter a proliferação do vírus diante do aumento de fluxo de pessoas nesses locais com a proximidade das festas de fim de ano.

Baixa procura por doses de reforço

Segundo a Sesau, a expectativa é que o público-alvo comece a se vacinar a partir desta sexta-feira.

“A aplicação do segundo reforço para pessoas de 20 anos ou mais inicia-se nesta sexta-feira, desta forma, a expectativa é que o movimento deste grupo em específico comece a aumentar a partir de agora, já que, teoricamente, todos já receberam as três doses anteriores do imunizante”, informou a Secretaria por meio de nota.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde – SESAU CG (@sesau_cg)

Conteúdos relacionados