A campanha de vacinação para a segunda dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos de idade deve começar até a próxima segunda-feira (28), em Campo Grande.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a imunização para o grupo a partir de 20 anos que tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses inicia nesta sexta-feira (25). Já na segunda-feira, a vacinação inicia para pessoas com 18 anos, seguindo os mesmos critérios.

Vale lembrar que a segunda dose de reforço equivale à quarta imunização, exceto para os que foram vacinados com Janssen, que recebem a terceira dose.

A redução das faixas etárias que receberão o reforço é uma forma de prevenir o aumento de casos de Covid-19 diante da BQ.1, subvariante da Ômicron que tem se espalhado pelo Brasil e outros países. 

“Essa estratégia visa proteger justamente a cadeia produtiva, que é, em sua maioria, formada por jovens que estão em frigoríficos, indústrias e no comércio”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A vacinação é a forma mais eficaz de conter a proliferação do vírus diante do aumento de fluxo de pessoas nesses locais com a proximidade das festas de fim de ano.

Vacinação

Segundo a Sesau, cerca de 80% da população de Campo Grande já completou a vacinação primária. Porém, a procura por doses de reforço permanece baixa, conforme foi apontado pelo Midiamax no último sábado (19) em que um posto teve poucas pessoas com mais de 30 anos procurando a vacina (naquela data esta era a faixa etária recém-autorizada a receber a segunda dose de reforço).

Até o momento, só foram aplicadas 141 mil segundas doses de reforço, enquanto a terceira dose imunizou um público de 380.490 pessoas.