Furtos levaram 15 mil metros de cabos de telecomunicações de MS em 2022
O aumento desse tipo de crime é realidade em todo o país a partir de 2020, com o crescimento da pobreza
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais de 15 mil metros de cabos de telecomunicações foram furtados em Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2022. O montante é mais que o dobro da quantidade furtada no segundo semestre de 2021, quando o furto de cabos de telecomunicações somou 6.960 metros.
Os dados são da Conexis Brasil Digital, que afirma que o furto, roubo, ou vandalismo dos cabos, além da receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia das pessoas, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos.
De acordo com a empresa, as operadoras ficam sem acesso aos equipamentos e impedidas de dar a manutenção necessária à prestação do serviço, assim como para a eventual substituição dos itens roubados. Já os consumidores ficam reféns, privados dos serviços ou obrigados a contratá-los de empresas ilegais, controladas por criminosos, sem quaisquer direitos, garantias e sujeitos a preços abusivos.
Em Campo Grande, a prefeitura afirma que já realizou mais de 760 ocorrências de vandalismo devido ao furto de 32 mil metros de cabos elétricos públicos.
Problema crescente e nacional
Em junho deste ano, a prefeitura de Campo Grande alterou dispositivos da Lei n. 6.436, de 07 de abril de 2020, para proibir a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos sem comprovação de origem.
A nova legislação impõe multa de R$ 10 mil e cassação do alvará de funcionamento das empresas que comprarem esse tipo de material sem comprovação de origem. A lei foi alterada justamente pra coibir o furto dos fios.
O aumento desse tipo de crime é realidade em todo o país a partir de 2020, com o crescimento da pobreza. Dessa forma, a Câmara Federal aprovou projeto de lei que estabelece penas mais duras para o roubo ou furto de fios de telecomunicações e energia elétrica, em texto substitutivo ao Projeto de Lei 5846/2016.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.