Profissão que mais emprega, sobretudo, durante o final do ano por conta das vagas temporárias, os vendedores são parte fundamental para o funcionamento do comércio e, por isso, neste sábado (1º), é comemorado o Dia do Vendedor.

Há 2 anos atuando como vendedora, Sandra Ferreira, de 28 anos, começou a trabalhar em um loja no por conta de uma oportunidade temporária, após três meses de procura, e acabou sendo efetivada.

Trabalhando atualmente em seu 3º com vendas, Sandra pretende continuar na área e construir uma carreira, mas diz que ainda há muita desigualdade na categoria. “No lugar que eu trabalhava antes eu ganhava bem menos que agora”, revela ao Jornal Midiamax.

vendas vendedor comércio
Vagas temporárias são oportunidades de efetivação e início de carreira (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Segundo a profissional, também falta qualificação dos vendedores e incentivo por parte dos empresários. “Se eu não corresse atrás, acho que não chegaria onde eu estou. Tem muita gente que é despreparada”, opinou.

Dificuldades

A vendedora Evelyn Ramalho, de 31 anos, trabalha em vendas de roupas há 5 anos e conta que já enfrentou uma “infinidade” de dificuldades com clientes, patrões e até roubo. “Não é fácil, tem muita desmotivação e desvalorização”, desabafa ela à reportagem.

Entre as pressões do cotidiano estão as metas altas, clientes exigentes e o baixo salário. Evelyn concorda que há falta de qualificação, principalmente nos vendedores sem experiência. “Muita gente entra [na área] por necessidade”, opina.

vendas vendedor comércio
Vendedores querem qualificação (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Caiu de paraquedas

Qualificação é justamente o que a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) avalia que é fundamental para o futuro da profissão. “O vendedor do futuro, o vendedor de hoje, o vendedor pós-pandemia é um vendedor capacitado, qualificado”, diz o presidente da CDL, Adelaido Vila.

“O vendedor não pode ser aquele vendedor ‘já que': Já que eu não consegui nada melhor, eu vou trabalhar com venda”, continuou, citando os vendedores que ‘caem de paraquedas' na profissão. Para ele, o profissional precisa colocar o cliente como o centro de tudo e não o produto.

“É importante que esse vendedor tenha capacidade de entender o papel dele como facilitador dessa compra. Ele não é um ‘empurrador de produtos', mas sim alguém que existe para solucionar uma necessidade, uma dor, que esse cliente tenha”, opina Adelaido.

vendas vendedor comércio
Vendedores precisam lidar com várias pressões (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Qualificação

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), outra entidade ligada ao comércio, possui a de Negócios, que surgiu para ser um agente facilitador do desenvolvimento empresarial, alinhando teoria e prática.

Para incentivar e contribuir com a capacitação de mão de obra local, a Escola de Negócios também oferece cursos e palestras, em sua sede, de forma gratuita. A Hora do Conhecimento 2.0 oferece aos participantes certificados, porém, é necessária presença em todo o ciclo mensal, estes ciclos abordam temas que são trabalhados semanalmente.

A programação está aberta para toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas nos números (67) 3312-5058, (67) 3312-5059 ou (67) 3312-5063.