Enfermeiros de MS protestam a favor do piso salarial durante desfile cívico
Usando roupas pretas, jaleco e cartazes, enfermeiros foram para a rua neste feriado
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Profissionais da enfermagem do município de Rio Verde de MT, aproveitaram o desfile de 7 de setembro realizado na manhã desta quarta-feira para protestar contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender os efeitos da Lei n.14.434/2022, que estabelecia o Piso Salarial da Enfermagem em todo o país.
Cerca de 50 pessoas se vestiram de preto e com cartazes desfilaram pela Rua Almirante Tamandaré, principal avenida da cidade. Enfermeira do município, Maria José Camargo afirma que o protesto foi pacífico e para demonstrar “o repúdio à suspensão da lei e buscar o apoio da população pra essa causa justa”.
Em nota, os trabalhadores defenderam o piso salarial para “essa classe que não tem sábados, domingos, feriados incluindo natais e ano-novo para festejar ou estar junto aos seus, antes aprende desde muito cedo a abrir mão do que lhe é caro pelo mais sagrado que é a vida e o bem estar de quem é destinado ao seu cuidar”.
Decisão do STF
Em sua alegação, o ministro Barroso defende que o impacto orçamentário da Lei provocaria demissões e falta de leitos médicos. Ele é ainda relator de uma ação da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, hospitais e Estabelecimentos de Serviços) que alega que a aplicação do piso é insustentável financeiramente.
O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) afirma que todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos em todas as esferas e, justamente por ser considerável viável a aplicação, a Lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de agosto de 2022.
Diante da decisão do STF, a categoria precisa apresentar, no prazo de 60 dias, o estudo do impacto orçamentário para a implementação do Piso Salarial nos serviços de saúde, públicos e privados. Além disso, o Cofen entrou com pedido de amicus curiae na ação e aguarda o deferimento de Barroso. Na prática esse pedido é para que a categoria possa ter voz na ação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.