Em decisão liminar, ministro do STF suspende piso salarial da Enfermagem
Ministro do STF analisou informações preliminares e viu risco de demissão em massa e de redução da oferta de leitos. Entidades tem 60 dias para esclarecimentos
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu neste domingo (4), por meio de uma liminar, o piso salarial nacional de profissionais de enfermagem.
Ministro alega ser preciso avaliar como fica o quadro de empregabilidade na área com a nova lei. Isso porque Barroso entendeu que a mudança pode gerar problemas financeiros nos estados brasileiros, podendo ter risco de fechamento de leitos por falta de profissionais.
O ministro atendeu a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que alega existir risco de demissões em massa, pois o setor privado não teria condições de arcar com os novos salários.
A legislação prevê piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros; 70% desse valor para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. Barroso ressaltou a importância dos profissionais. Porém, afirmou que a lei foi aprovada sem prever estratégias para custear os novos valores.
“No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta.”, afirmou.
Entidades públicas e privadas da área de saúde têm 60 dias para esclarecer impacto financeiro, os riscos para empregabilidade no setor e redução da qualidade dos serviços. Após o período, caso pode ser levado a julgamento no plenário virtual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
Últimas Notícias
Estudantes de direito madrugam em frente a tribunal para júri do caso Sophia: ‘Complexo’
Sentam no banco dos réus o padrasto e a mãe de Sophia, o casal é acusado do crime
Frito na hora! Influenciador japonês aprende técnicas de preparo do pastel em Campo Grande
Um pastel quentinho com caldo de cana tem o coração dos brasileiros e, aparentemente, dos estrangeiros também. O influenciador japonês Guti JP, que grava vídeos experimentando a culinária brasileira, esteve em Campo Grande, onde aprendeu como se frita um pastel. Guti viaja pelos quatro cantos do Brasil para conhecer um pouco da cultura e culinária…
Ipea promove debate sobre ODS 18 e futuro racialmente justo
ODS 18, sobre igualdade racial, foi lançado pelo Brasil no G20 Social
‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
Mãe e padrasto de Sophia serão julgados pelo crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.