Em parceria com Comper, Sesau realiza lançamento de campanha de combate ao Aedes aegypti neste sábado

A campanha visa combater a transmissão e o número de casos de dengue

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Já são 14 anos de parceria entre Comper e Secretaria Municipal de Saúde.
Já são 14 anos de parceria entre Comper e Secretaria Municipal de Saúde.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lançou neste sábado (29), em parceria com a Rede Comper, a campanha “Agente antimosquito”, em combate ao Aedes aegypti, em Campo Grande. O evento contou com a presença da vice-prefeita Adriane Lopes.

[Colocar ALT]
Vice-prefeita ressalta a importância da conscientização da população. (Foto: Marcos Ermínio)

No evento, Lopes afirmou que as vistorias nos terrenos baldios da cidade estão sendo feitas de forma intensificada e que a população precisa se conscientizar cada vez mais. Ela também reforça que, em períodos de chuva, os cuidados de prevenção precisam continuar e que nesta manhã foi até o seu jardim para conferir se havia acúmulo de água e fazer sua parte nessa luta. Ela também pediu que outras empresas se unam em parceria no combate ao mosquito.

O titular da Sesau, José Mauro Filho, relembra que foram mais de 40 mil casos registrados da doença e 8 óbitos no ano de 2019, ano em que assumiu o cargo. Já em 2021, os números apresentaram queda e ficaram em torno de um pouco mais de 5 mil casos e 3 óbitos. Em 2022, 200 notificações de casos de dengue foram registrados. Ele lembrou que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) realizou um estudo que verificou a reprodução de um óvulo do mosquito cinco anos depois e reitera que “é muito importante que todos se conscientizem, pois não é só a covid, tem que se preocupar com a dengue”.

Além disso, José Mauro também aponta que são realizadas ações de reprodução do mosquito da dengue com o mosquito transgênico, para que os novos mosquitos não atuem como transmissores, diminuindo assim o número de casos de dengue na capital.

Conteúdos relacionados