O Corpo de de , a 273 km de Campo Grande, recebeu um de última geração que irá auxiliar nos trabalhos de de pessoas em florestas, vistorias e combate a incêndios. Entre as funcionalidades o equipamento conta com visão omnidirecional, câmera térmica e filmagem 4K com até 8 km de alcance.

“Nós temos uma demanda grande de pessoas que se perdem em matas e florestas da região e esse drone tem o recurso termal, ou seja, faz varredura em uma grande área e detecta diferenças de temperatura. Esse recurso serve também para detectar focos de calor e linhas de fogo, o que vai nos auxiliar muito no combate de incêndios florestais, um problema comum em época de seca”, explica o comandante do 9° Subgrupamento, capitão Rafael Henrique Fernandes.

O modelo Mavic 2 Enterprise Advanced, que atinge até 72 km/h e tem autonomia de voo de meia hora, foi adquirido por meio de Conselho Municipal de Segurança de Caarapó, com repasse do Poder Judiciário.

O projeto para a compra do drone foi apresentado no início do ano e, posteriormente, recebeu aval do Ministério Público. O equipamento foi adquirido de uma empresa em Dourados, o que irá facilitar o serviço de manutenção devido à proximidade dos muncipios.

Seguindo as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os agentes que irão operar o drone receberam o treinamento obrigatório.