Após quatro anos, o sistema Fiems retorna com o programa Ação Cidadania, no próximo sábado (14), no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninha, em Campo Grande. O projeto oferece serviços gratuitos de emissão de documentos, saúde, profissionalização e entretenimento por meio de 20 parceiros.

Serão disponibilizados à população da região serviços como emissão de CPFs e primeira via da carteira de identidade (RG), orientação do Procon aos consumidores e abertura de CIP eletrônica, inscrição e regularização do cadastro único da Assistência Social, renegociação de dívidas de unidades habitacionais com a Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) e atendimento jurídico.

Na área da saúde, serão oferecidos atendimento oftalmológico, atendimento odontológico, teste de acuidade visual e daltonismo, distribuição de armação de óculos, coleta de amostras de HPV feminino, vacinação contra covid-19, e sarampo, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional.

Os interessados em profissionalização e em emprego terão acesso a encaminhamento para o mercado de trabalho, informações sobre seguro desemprego, atendimento a potenciais empreendedores, do Senai e o programa de estágio do IEL.

“O Ação Cidadania é um evento de várias mãos, nossos parceiros estão preparados para proporcionar um atendimento de qualidade para toda a população que vão desde serviços de saúde, jurídicos, esporte e para toda a família, nossa proposta é que cada pessoa que vier nos visitar possa ter acesso a vários serviços no mesmo lugar”, disse a analista técnica do Sesi e coordenadora do evento, Vanessa Farias.

ação cidadania
(Foto: Divulgação)

Ao longo do dia também será oferecido pintura para crianças, distribuição de mudas de hortaliças, exposições de serpentes, ensino de gestão financeira, ações de recreação, jogos e brincadeiras e apresentações culturais.

O Ação foi criada em 2013 e já percorreu 19 cidades de Mato Grosso do Sul em 34 edições. Neste período, cerca de 57,4 mil pessoas foram beneficiadas nos 182,3 mil atendimentos.