Ação Fiems realiza 2.102 atendimentos na Vila Nhá-Nhá
Ao todo foram realizados 2.102 atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, qualificação profissional e apoio aos micro e pequenos empresários A Ação Fiems Campo Grande realizada na região da Vila Nhá-Nhá ao longo deste domingo (23) alcançou 507 inscrições nos cursos gratuitos disponibilizados pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ao todo foram realizados 2.102 atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, qualificação profissional e apoio aos micro e pequenos empresários
A Ação Fiems Campo Grande realizada na região da Vila Nhá-Nhá ao longo deste domingo (23) alcançou 507 inscrições nos cursos gratuitos disponibilizados pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), consolidando o programa que leva aos bairros serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, qualificação profissional e apoio aos micro e pequenos empresários. Além disso, durante todo o dia em terreno localizado na Rua do Sol Nascente, entre as ruas Minuano e Ébano, foram realizados 2.102 atendimentos para cerca de 428 pessoas dos bairros Nhá-Nhá, Piratininga, Parati, Marcos Roberto, Jockey Clube e Taquarussu.
Das 507 inscrições, 370 foram efetivas nos cursos gratuitos do Senai e 137 no curso de informática básica do Sesi, sendo que a maioria delas foi feita por meio do totem instalado na sede da Associação de Moradores da Vila Nhá-Nhá. “Esse é o nosso desafio, buscar mão de obra para ser capacitada e atender a demanda da indústria. Esperamos que, até o fim do ano, tenhamos 5 mil pessoas qualificadas profissionalmente em Campo Grande”, informou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Ele complementa que, desde o início do Programa, em março deste ano, já foram beneficiadas com os cursos gratuitos do Sesi e Senai cerca de 2,1 mil pessoas, das quais 606 estão qualificadas, enquanto o restante está em processo de qualificação. Para o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel PM Carlos Alberto David dos Santos, a ação realizada pela Fiems produz novas oportunidades para as pessoas.
“Em um primeiro momento a Polícia Militar fez um trabalho de repressão para trazer tranqüilidade para população e logo depois colocamos o policiamento”, lembrou o coronel. Ao buscar a parceria com a Fiems, ele agregou a qualificação profissional ao trabalho que já vinha sendo feito pela corporação da PM na comunidade, oferecendo condições para que as pessoas melhorem de vida. “Segurança não se faz apenas com a presença da polícia é preciso inclusão social”, sentenciou.
Lideranças
Na avaliação da presidente da Associação de Moradores da Vila Nhá-Nhá, Saleides Lúcia Holsdack, a união de todas as lideranças da região garantiu a presença da população na ação de cidadania promovida pela Fiems. “O trabalho de divulgação foi feito e agora população precisa comparecer para essa bonita festa que está sendo realizada para ela”, disse. Para o presidente da Associação de Moradores do Jockei Clube, Waldemir Poppi, o trabalho que está sendo realizado é um complemento ao que se iniciou há quase dois meses com a implantação da base policial na Vila Nhá-Nhá. “A Polícia militar veio para cá trazendo segurança para os moradores do bairro e dos bairros vizinhos, agora nós temos a oportunidade de oferecer oportunidade de qualificação e cidadania para as comunidades. A Fiems está de parabéns”, declarou.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Jardim Nhá-Nhá, Noemia de Oliveira Lourenço, este domingo está sendo dedicado á comunidade para que ela compareça e resolva problemas que vão desde a emissão de documentos até o corte de cabelo. “É uma excelente oportunidade, a pessoa vem resolve várias questões e ainda sai mais bonita”, pontuou. Já o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Parati, Roberto Miranda, salientou que todos os serviços oferecidos são necessários à população. “Estou feliz por ter oferecido essa oportunidade para os moradores, pois o trabalho que a Fiems está fazendo é excelente”, disse. Conforme Ozébio Gomes do Nascimento, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Taquarussu, a ação beneficia até mesmo moradores dos bairros um pouco mais distantes. “As informações sobre as boas iniciativas se espalham e nós vamos aproveitar cada serviço oferecido”, disse.
Comunidade
A vendedora Tânia Rodrigues, de 39 anos, moradora do Bairro Parati, chegou logo cedo para garantir uma vaga no curso de informática básica do Sesi. “Hoje a informática é necessária para tudo e é uma excelente oportunidade poder fazer o curso sem pagar nada e perto de casa”, disse. Já o estudante Hudson Rian Camargo Benites, 18 anos, busca o serviço de encaminhamento para retirar a 1ª via do documento de identidade. “Até hoje não tirei por falta de tempo e também porque é muito cheio e a gente acaba desistindo. Hoje não desculpa, pois poderei fazer isso rápido e perto de casa”, declarou o morador do Bairro Marcos Roberto.
Mesmo tendo plano de saúde, Ana Conceição Pereira, 59 anos, que mora em frente ao local onde está sendo realizada a Ação Fiems, aproveitou o domingo para antecipar a profilaxia básica e aplicação de flúor nos dentes. “Minha consulta está marcada para o dia 4 de novembro, mas como o Sesi está oferecendo o serviço em frente de casa eu já aproveitei o momento para resolver a minha situação”, disse.
A dona-de-casa Shirley Lopes, 29 anos, aproveitou para verificar como está a saúde. “Quero ver como está minha pressão, ver o peso direitinho e a minha altura”, disse. Para se tornar mais independente, a dona-de-casa Mercedes Acosta de Souza, 61 anos, fez a inscrição para o curso de informática. “Precisamos saber como mexer no computador, eu sou muito dependente da minha neta e agora vou poder aprender como se faz”, garantiu.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.