O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de realizará, entre os dias 6 e 7 de dezembro, o ‘1º Seminário de Integração da Rede de Cuidado da PVHA em MS'. Evento vai abordar temas importantes durante a campanha Dezembro Vermelho, de conscientização e prevenção do HIV, vírus causador da Aids. Evento será no Auditório LAC da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) nos dois dias.

Segundo os dados do Sistema SINAN e SICLOM de Campo Grande, foram diagnosticados 2.625 casos de pessoas com HIV e 3.351 com diagnóstico de Aids na cidade entre 2000 e 23/11/2022. Nesse mesmo período, foram registrados 772 casos de abandono de tratamento.

Além dos dados, atualizações importantes nos tratamentos disponíveis pelo SUS ressaltam a importância de colocar os holofotes sobre o tema. No dia 6 de dezembro, a programação começa às 7h30 e segue até as 15h40, com palestras e mesas de discussão sobre contágio, meios de prevenção e perspectivas futuras para o tratamento do HIV no Brasil. Confira:

No dia 7 de dezembro, Seminário também começa às 7h30 e termina às 15h. No dia, assuntos como distribuição de medicamentos por farmácias do SUS, relatos de experiências e PVHA serão colocados em pauta. Confira:

CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Campo Grande fica localizado na Rua Anhanduí, 353, no Bairro Vila Carvalho, próximo ao Horto Florestal.

Há teste de B, C e D, bem como teste laboratorial para HIV, sífilis. Local também faz a distribuição gratuita de teste rápido de HIV, bem como de preservativos.

O CTA também conta com uma farmácia específica, onde há remédios para todas as doenças citadas acima, bem como medidas de prevenção. Equipe também faz consultas com pacientes, aconselhamento, prescrição de abordagem médica e acompanhamento de cada paciente. Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita pelo SUS.