Prontos para mais um dia de torcida? O Brasil enfrenta a seleção da Suíça nesta segunda-feira (28), na Copa do Mundo do Catar, às 12h, horário de Mato Grosso do Sul. O funcionamento do comércio e serviços é alterado no horário do jogo.

Governo

Os servidores do Governo do Estado terão expediente reduzido, das 7h às 11h30. Os horários diferenciados para os dias em que a seleção brasileira entra em campo estão previstos em decreto publicado no Diário Oficial.

Já na próxima sexta-feira (2) acontece o terceiro jogo do Brasil pelo grupo G. A Seleção vai pegar o time de Camarões, às 15h, no horário de Mato Grosso do Sul. Neste dia, o expediente será das 7h30 às 13h30.

As dispensas são inválidas para servidores que atuam em setores e serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, já que, por sua natureza, não podem ser paralisados ou interrompidos.

Município

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil. O expediente encerra às 11h. A medida não se aplica a serviços essenciais, como as unidades de saúde, que terão atendimento normal durante a partida.

Hemosul

O expediente do Hemosul Coordenador, que fica Campo Grande, será das 7h às 17h no dia em que o Brasil enfrenta a Suíça. Já no dia em que a Seleção pega Camarões o horário de atendimento ao público será das 7h às 13h.

A unidade de saúde lembra que esses horários são para doação de sangue e reforça que a distribuição das bolsas para os hospitais de Mato Grosso do Sul não param. Elas acontecem 24 horas por dia.

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304.

Comércio

Conforme a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o lojista não é obrigado a liberar os funcionários nos horários de jogo. Muitos devem disponibilizar um ambiente para os trabalhadores assistirem aos jogos e seguir com o atendimento.

Lotérica

As lotéricas de Campo Grande terão ponto facultativo, ficando a critério de cada unidade encerrar o atendimento no horário do jogo.

Supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que, por não ser um feriado, cada supermercado tem a prerrogativa em decidir como será o atendimento no horário dos jogos.

Dessa forma, cada um informará aos seus clientes o procedimento que será adotado.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: Durante os dias de jogos do Brasil haverá fechamentos facultativos. O lojista terá a opção de fechar a loja/quiosque 30 minutos antes do jogo e a reabertura deverá ser 30 minutos após a partida. Caso o lojista opte por não fechar, poderá continuar com os atendimentos normalmente. Além disso, haverá a transmissão dos jogos simultaneamente na Praça de Alimentação.

Shopping Campo Grande: Irá manter seu horário de funcionamento normal de segunda a sábado das 10 às 22h e aos domingos das 10 às 21h. Lojas, quiosques e praça de alimentação: fechamento facultativo, 30min antes do início dos jogos e reabertura 30 minutos após o término. O cinema segue a programação

Shopping Norte Sul Plaza: Haverá exibição dos jogos na praça de alimentação e em dois lounges no corredor das Casas Bahia e Magazine Luiza. As lojas têm autorização para fechamento 30 minutos antes do jogo e reabertura em até 30 minutos após. O fechamento é facultativo.

No Pátio Central Shopping, as lojas funcionam das 8h às 11h30 e retornam das 14h30 às 19h. A praça de alimentação exibe a partida e os restaurantes em funcionamento.

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos. Nos Estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, o atendimento será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30.

Correios

As agências dos Correios também terão horário especial de atendimento ao público hoje e dia 2 de dezembro. O expediente das unidades será encerrado 1h antes do início das partidas. Ainda hoje o atendimento retorna 15 minutos após o fim do jogo.

O funcionamento das unidades de distribuição terão atendimento das 7h às 15h no dia dos jogos.

Casa da Saúde

A Casa da Saúde atende o público das 7h às 11h30, com entrega de senhas até às 10h30. Na próxima sexta (2), o atendimento acontece das 7h às 13h30, com entrega de senhas até às 12h30.

A Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de ação judicial. Ela fica na Rua Onze de Outubro, 220, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande.

Bioparque Pantanal

Maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal está com alterações nos horários de visitas em dias de jogos do Brasil. Nesta segunda (24), o complexo recebe visitas das 8h às 11h30. Na próxima sexta (2), das 8h às 13h30.

Nestas duas datas, serão mantidas as entregas de 500 senhas por dia, além das visitas agendadas.

Detran-MS

As agências do Detran-MS também terão atendimento reduzido, com expediente das 7h30 às 11h30, exceto a unidade do Shopping Bosque dos Ipês que abre às 10h e fecha às 11h30.

Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)