Com vacina da gripe liberada há 1 semana, procura por doses ainda é baixa em Campo Grande

Vacina contra a gripe pode ser encontrada em 72 unidades de saúde da Capital
| 04/07/2022
- 15:12
vacina da gripe
Procura pela vacina da gripe é baixa em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio / Midiamax)

Liberada para o público em geral há uma semana, a vacina contra a gripe está disponível nas unidades de de Mato Grosso do Sul. No entanto, a procura pelas doses ainda é baixa.

Conforme informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em uma semana 9 mil moradores foram vacinados. A adesão do imunizante que protege da H1N1,  B e H3N2 ainda é considerada pequena para o tamanho da população apta a se vacinarem.

A secretaria incentiva a população a procurar uma das 72 unidades de saúde para se imunizar porque, de acordo com a parcial da campanha, fechada no dia 24 de junho, haviam sido imunizados apenas 34% de todo o público-alvo.

Esse público conta com mais de 295 mil pessoas em Campo Grande e a orientação do Ministério da Saúde é que 90% de cada um dos públicos recebessem a vacina.

Vacina da gripe é 'reforço a mais'

Diante dos casos de gripe e covid, o secretário de Saúde municipal, José Mauro, orientou os moradores a se vacinarem. “Normalmente a adesão é muito grande, a vacina não dura muito tempo [nos estoques]. Pedimos para que a população se vacine, é um reforço a mais no inverno”, disse durante agenda neste sábado (2).

Ainda não há um balanço sobre quantas doses já foram aplicadas na primeira semana de liberação. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou anteriormente que em Campo Grande os dados ainda estavam sendo levantados e devem ficar disponíveis na próxima semana.

Vacina contra Gripe

A vacina contra Influenza, que protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, sendo todos eles as cepas que estão circulando no momento. O imunizante está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Somente neste ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por Influenza durante um surto atípico da doença que aconteceu em janeiro. Durante a campanha, que aconteceu entre 04 de abril e 24 de junho, 112.764 pessoas que fazem parte do público alvo foram imunizadas, o que corresponde a 38,12% do esperado.

Vacina da Covid-19

A vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade. Este imunizante pode ser encontrado em um dos 49 pontos de imunização referenciados pela Sesau.

Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante poderá buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Se a pessoa possui esta idade, já tomou a primeira dose e concluiu o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, ela está apta a receber a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderão receber o primeiro reforço do imunizante, assim como quem tomou a terceira dose neste mesmo intervalo de tempo.

Contudo, para receber o segundo reforço é necessário que faça parte de um dos seguintes grupos: pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave.

Veja também

Um carro Fiat Siena ficou preso em uma erosão na Rua Divino de Castro, no...

Últimas notícias