Com vacina da gripe liberada há 1 semana, procura por doses ainda é baixa em Campo Grande

Vacina contra a gripe pode ser encontrada em 72 unidades de saúde da Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacina da gripe
Procura por vacina em posto de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio / Midiamax)

Liberada para o público em geral há uma semana, a vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul. No entanto, a procura pelas doses ainda é baixa.

Conforme informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em uma semana 9 mil moradores foram vacinados. A adesão do imunizante que protege da H1N1, Influenza B e H3N2 ainda é considerada pequena para o tamanho da população apta a se vacinarem.

A secretaria incentiva a população a procurar uma das 72 unidades de saúde para se imunizar porque, de acordo com a parcial da campanha, fechada no dia 24 de junho, haviam sido imunizados apenas 34% de todo o público-alvo.

Esse público conta com mais de 295 mil pessoas em Campo Grande e a orientação do Ministério da Saúde é que 90% de cada um dos públicos recebessem a vacina.

Vacina da gripe é ‘reforço a mais’

Diante dos casos de gripe e covid, o secretário de Saúde municipal, José Mauro, orientou os moradores a se vacinarem. “Normalmente a adesão é muito grande, a vacina não dura muito tempo [nos estoques]. Pedimos para que a população se vacine, é um reforço a mais no inverno”, disse durante agenda neste sábado (2).

Ainda não há um balanço sobre quantas doses já foram aplicadas na primeira semana de liberação. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou anteriormente que em Campo Grande os dados ainda estavam sendo levantados e devem ficar disponíveis na próxima semana.

Vacina contra Gripe

A vacina contra Influenza, que protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, sendo todos eles as cepas que estão circulando no momento. O imunizante está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Somente neste ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por Influenza durante um surto atípico da doença que aconteceu em janeiro. Durante a campanha, que aconteceu entre 04 de abril e 24 de junho, 112.764 pessoas que fazem parte do público alvo foram imunizadas, o que corresponde a 38,12% do esperado.

Vacina da Covid-19

A vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade. Este imunizante pode ser encontrado em um dos 49 pontos de imunização referenciados pela Sesau.

Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante poderá buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Se a pessoa possui esta idade, já tomou a primeira dose e concluiu o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, ela está apta a receber a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderão receber o primeiro reforço do imunizante, assim como quem tomou a terceira dose neste mesmo intervalo de tempo.

Contudo, para receber o segundo reforço é necessário que faça parte de um dos seguintes grupos: pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave.

Conteúdos relacionados

chuva