A vacina contra a já está disponível para toda a população de com seis meses de idade ou mais. Com a liberação, nas unidades de saúde da Capital, os campo-grandenses enfrentaram filas no atendimento para se proteger contra os três tipos diferentes de vírus da gripe.

A (Secretaria Municipal de Saúde) incentiva a população a procurar uma das 72 unidades de saúde para se imunizar porque, de acordo com a parcial da campanha, fechada na última sexta-feira (24), haviam sido imunizados apenas 34% de todo o público-alvo.

Esse público conta com mais de 295 mil pessoas em Campo Grande e a orientação do Ministério da Saúde é que 90% de cada um dos públicos recebessem a vacina.

“Somente neste ano tivemos 37 óbitos por Influenza, e uma cobertura dessa é extremamente preocupante, porque a vacina protege justamente contra os vírus que estão circulando e quanto menos pessoas protegidas, maiores os riscos de desenvolverem formas graves da doença”, lamenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Vacina da gripe (Foto: Divulgação/PMCG)

Ele ainda lembra que a vacina protege contra três vírus da gripe, o H1N1, Influenza B e H3N2, sendo este último responsável pelo surto atípico que o município viveu no início do ano. O titular da pasta reforça que na época de baixas temperaturas, as chances de ficar gripado são ainda maiores.

Com o objetivo de tentar proteger quem deveria ter se vacinado e não procurou a unidade de saúde, a prefeitura inicia a imunização de toda a população, uma vez que assim há a possibilidade de reduzir a circulação do vírus.

A vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com outros imunizantes, como o da , por exemplo.

Vacina da Covid-19

A vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade. Este imunizante pode ser encontrado em um dos 49 pontos de imunização referenciados pela Sesau.

Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante poderá buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Se a pessoa possui esta idade, já tomou a primeira dose e concluiu o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, ela está apta a receber a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderão receber o primeiro reforço do imunizante, assim como quem tomou a terceira dose neste mesmo intervalo de tempo.

Contudo, para receber o segundo reforço é necessário que faça parte de um dos seguintes grupos: pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave.