Com superlotação, Hospital Universitário da UFGD atinge capacidade limite na UTI Neonatal

Foi necessário bloquear seis leitos da UTI adulto para acomodação provisória de bebês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Entrada do Hospital Universitário da UFGD. – (Foto: Divulgação)

O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) esgotou completamente a capacidade técnica para acomodar novas internações de bebês na Neonatologia (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Cuidados Intermediários – UTI Neo e UCI Neonatal), nesta segunda-feira (28). Com isso, foi necessário bloquear os seis leitos da UTI Adulto para destinar aquele espaço físico à acomodação provisória da UTI Neo.

Nos últimos dias, a superlotação da Neonatologia tem chegado quase ao dobro da capacidade. Na segunda-feira, eram 19 bebês internados na unidade, que tem capacidade instalada para 10 leitos, e 27 bebês na UCI, cuja capacidade é de 15 leitos. 

Com o bloqueio dos seis leitos da UTI Adulto, novas internações nesse setor estão suspensas. “É uma situação limite, resultado da superlotação crônica da UTI Neonatal, e estamos fazendo todo o possível para encontrar uma solução definitiva”, afirma o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick.

Tratativas

Na manhã desta terça-feira (29), o HU-UFGD notificou o bloqueio dos leitos de UTI Adulto à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, a Central de Regulação do Município, e ao Ministério Público Estadual e Federal, instâncias que já vinham acompanhando a situação. A previsão inicial é a de manter o bloqueio dos leitos de UTI Adulto por pelo menos 15 dias, com a regulação dos pacientes para outra unidade hospitalar, e, nesse prazo, reavaliar a situação. “Contamos com a cooperação de toda a rede, pois a situação é crítica”, comenta o superintendente.

O HU-UFGD conta com o único serviço de pronto-atendimento em ginecologia e obstetrícia (Maternidade) e o único em Neonatologia 100% SUS no município de Dourados, além de ser referência em atendimentos de alta complexidade na linha materno-infantil para toda a macrorregião, que compreende 33 municípios.

Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao MEC (Ministério da Educação), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Conteúdos relacionados