Quase chegando aos 40°C, cidade do MS registra maior temperatura do Brasil

Outras duas cidades também estão listadas dentre as cidades mais quentes do país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Campo Grande deve ter máxima de 34°C
Campo Grande deve ter máxima de 34°C

Mesmo estando na lista de cidades em alerta para temporal, nesta sexta-feira (18), a cidade de Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande, registrou a maior temperatura do Brasil nas últimas 24 horas, quase chegando aos 40°C nos termômetros entre o ranking de cidades mais quentes.

Conforme o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município registrou 38,8°C. Os valores levam em consideração os registros extremos utilizados nas estações meteorológicas convencionais e automáticas do instituto.

Na lista também estão os municípios de Rio Brilhante, com 37,1°C e Laguna Carapã, com 35,8°C.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os próximos dias serão de chuvas rápidas e calor durante o dia, o que irá trazer sensação de clima abafado e úmido.

Até o dia 25 de fevereiro, há probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte, com acumulados de chuvas entre 10 – 90 mm, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao deslocamento de perturbações atmosféricas (cavados), aliado à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno.

Além disso, a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o avanço de frente fria favorecem a formação de instabilidades no Estado. Destaque para a porção norte das regiões centro-norte, leste e pantaneira.

Embora com a previsão de chuvas quase diárias, o calor predomina em todos os municípios do Estado. Na sexta-feira (18) e no sábado (19), o tempo deve estar instável, onde é esperado temporal, típico do clima de verão. O temporal pode acompanhar queda de raio, granizo e ventos de moderados a fortes.

Tempo seco

Por conta do calor, o Cemtec recomenda beber bastante líquido, para manter hidratação do corpo e evitar fazer exercício físico com exposição ao sol das 9h às 16h.

Conteúdos relacionados