Cidades de MS registram rajadas de vento de 60 km/h e pode chover mais 100 mm

Dia chuvoso e instável continua até a próxima quinta-feira (29) no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Previsão indica chuvas nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Rajadas de vento em Mato Grosso do Sul chegaram a mais de 60 km/h nas últimas 24h. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica áreas de instabilidade, com possibilidade de acumulado de chuva de 100 nas próximas horas, principalmente na região sul.

Na observação diária, Campo Grande alcançou ventos de 46,6 km/h, Paranaíba 55,1 km/h, Sidrolândia 57,2 km/h, Chapadão do Sul 57,2 km/h, Nova Alvorada 64,4 km/h, Corumbá 64,4 km/h, Sonora 67 km/h, 68,8 km/h.

Já entre as cidades mais chuvosas, São Gabriel do Oeste teve acumulado de 60,6 mm; em seguida está Mundo Novo 55,6 mm; Nova Alvorada do Sul 44,6 mm; Camapuã 40,0 mm; Rio Brilhante 39,8 mm; Itaquiraí 36,0 mm; Maracaju 34,2 mm; e Coxim com 32,0 mm.

O monitoramento de satélite, desta terça-feira (27), indicava grande quantidade de nuvens em desenvolvimento vertical, associadas às chuvas e tempestades, principalmente na região leste/nordeste. Também era notado às 8h a atuação de cavados, com ventos atuando no quadrante nordeste do Estado.

Mais chuva

A previsão indica tempo instável com chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. São esperados acumulados de chuvas de até 100 mm, com destaque para as regiões centro-sul e leste de MS.

Na quinta-feira (29), a instabilidade continua, com chuvas de intensidade moderada a localmente forte, com queda de raio e rajadas de vento. As temperaturas mínimas ficam entre 16 e 17°C e máximas de 22°C nas regiões do cone-sul, sul-fronteira e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, mínimas de 18°C e máximas de 23°C. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máxima de 23°C. Os ventos sopram de sul nas regiões do pantanal e sudoeste e, no restante do Estado, de leste/sudeste.

Os modelos de acompanhamento indicam acumulados de precipitação previstos entre os dias 26 de setembro e 12 de outubro, sendo que as chuvas se concentram entre os dias 26 e 30 de setembro, com acumulados de até 150 mm, principalmente para as regiões centro-sul e leste. A tendência meteorológica indica que as chuvas retornem ao Estado a partir do dia 3 de outubro.

Conteúdos relacionados

Leilão Detran