Chuvas devem continuar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul

Em apenas um dia, Maracaju acumula 65,5 mm de chuva

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuvas chuva
Campo Grande (Foto: Reprodução/ Clima Ao vivo)

O tempo instável com chuvas e rajadas de vento devem continuar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, de acordo com análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nesta terça-feira (18).

A previsão do tempo nas próximas 24h indica chuvas de intensidade fraca a localmente moderada e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-sul, leste e oeste do Estado.

Na análise das imagens de satélite desta manhã, era observada nebulosidade associada a chuvas nas região sudoeste e centro-leste do estado devido à atuação de cavados, áreas alongadas de baixa pressão atmosférica.

O monitoramento prevê temperaturas mínimas entre 19 e 20°C e máximas de até 31°C nas regiões sul e leste do Estado. Nas regiões norte, pantaneira e bolsão, mínimas entre 22/25°C e máximas de até 36°C. Em Campo Grande, mínima entre 21 e 23°C e máxima de até 32°C.

Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h e há possibilidade de 70 a 80 km/h em locais pontuais.

Alerta de temporal

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta de temporal, com grau de severidade de perigo potencial, 50 cidades do Estado, das 10h às 11h de quarta-feira (19).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Estão em alerta: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Acumulados

chuvosa

Em apenas um dia, Maracaju registrou ventos de 65,5 km/h e 28 mm em volume de chuva. Em seguida, Porto Murtinho com 55,4 mm e ventos de 46,8 km/h, Ribas do Rio Pardo com 60,1 km/h e 11,8 mm de volume.

Apenas três municípios atingiram chuvas acima da média histórica, comparada de 1º a 18 de outubro de 2021, sendo Ponta Porã com 18,6%, São Gabriel do Oeste com 5,0% e Três Lagoas com 4,4%. Abaixo do esperado estão Bela Vista (-18,7%), Campo Grande (-23,1%), Dourados (-9,0%) e Maracaju (-31,8%).

Conteúdos relacionados