O tempo instável com chuvas e rajadas de vento devem continuar nos próximos dias em , de acordo com análise do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nesta terça-feira (18).

A previsão do tempo nas próximas 24h indica chuvas de intensidade fraca a localmente moderada e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-sul, leste e oeste do Estado.

Na análise das imagens de satélite desta manhã, era observada nebulosidade associada a chuvas nas região sudoeste e centro-leste do estado devido à atuação de cavados, áreas alongadas de baixa pressão atmosférica.

O monitoramento prevê temperaturas mínimas entre 19 e 20°C e máximas de até 31°C nas regiões sul e leste do Estado. Nas regiões norte, pantaneira e bolsão, mínimas entre 22/25°C e máximas de até 36°C. Em , mínima entre 21 e 23°C e máxima de até 32°C.

Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h e há possibilidade de 70 a 80 km/h em locais pontuais.

Alerta de temporal

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta de temporal, com grau de severidade de perigo potencial, 50 cidades do Estado, das 10h às 11h de quarta-feira (19).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Estão em alerta: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, , Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, , Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, , Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Acumulados

chuvosa

Em apenas um dia, Maracaju registrou ventos de 65,5 km/h e 28 mm em volume de chuva. Em seguida, Porto Murtinho com 55,4 mm e ventos de 46,8 km/h, Ribas do Rio Pardo com 60,1 km/h e 11,8 mm de volume.

Apenas três municípios atingiram chuvas acima da média histórica, comparada de 1º a 18 de outubro de 2021, sendo Ponta Porã com 18,6%, São Gabriel do Oeste com 5,0% e Três Lagoas com 4,4%. Abaixo do esperado estão Bela Vista (-18,7%), Campo Grande (-23,1%), Dourados (-9,0%) e Maracaju (-31,8%).