‘Chuvas de verão’ transformam ruas em rios nos bairros de Campo Grande e moradores pedem socorro

Previsão do tempo indica chuvas fortes e tempestades localmente; sistema de baixa pressão e avanço de uma frente fria oceânica, que favorece a formação de nuvens e chuvas em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Chuvas 'transformam' as ruas de Campo Grande (Fotos: Fala Povo/ Jornal Midiamax)

As típicas chuvas de verão, comuns nesta época do ano, têm transformado a vida de moradores de Campo Grande, por conta dos alagamentos nas ruas, que se tornam rios de água suja e lama.

O Jornal Midiamax mostrou como fica a Rua Coronel Adauto Barbosa, no Bairro Santa Emília, e, nesta quarta-feira (28), moradores disseram que a situação continua a mesma. “Até agora nada foi resolvido, nem um cascalho. O carro está ilhado lá, devido às condições da via. Pedimos socorrro”, disse um morador à reportagem.

Confira no vídeo a enxurrada na rua:

Em outro ponto da cidade, no Bairro Tijuca, um bueiro não aguentou a força da água e transbordou, alagando todo o asfalto no cruzamento da Rua Imburus, com a Avenida Gunter Hans. Carros precisavam desviar do ‘chafariz’ de água que saia do bueiro.

Não muito longe dali, no Parati, a Rua da Divisão também é um transtorno para os pedestres em dias chuvosos, já que a enxurrada alaga até as calçadas. “Toda vez que chove é um atropelo. A água sobe nas calçadas. É desesperador; ninguém passa ali”, contou uma moradora, que acrescenta que toda vez que chove a mesma situação se repete.

Veja o vídeo do bueiro transbordando e a Rua da Divisão alagada:

Chuvas de verão

Essas chuvas e tempestades acontecem devido ao aquecimento diurno, típicos de verão, e ocorrem com maior frequência no período da tarde, segundo informou o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul).

A previsão do tempo para esta quarta e quinta-feira (29) indica tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada. Porém localmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao deslocamento de áreas de baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria oceânica, que organiza um canal de umidade sobre o centro-oeste do Brasil e favorece a formação de nuvens e chuvas em MS.

Alerta de tempestade

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apesar das fortes chuvas, a temperatura na Campo Grande permanece amena. A mínima registrada é de 23°C e a máxima 31°C.

Os próximos dias em Mato Grosso do Sul seguem com previsão de chuvas intensas e pontuais em diversas cidades. O Inmet emitiu alerta de perigo para 53 cidades, incluindo Campo Grande.

Conteúdos relacionados