Previsão indica virada de ano com tempo instável e tempestades isoladas em MS
A partir do segundo dia de 2023, frente fria vai influenciar o tempo e amenizar as temperaturas no Estado
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A virada de ano em Mato Grosso do Sul deve ser de tempo instável, conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), divulgada nesta terça-feira (27).
Conforme o centro, na véspera do ano novo e no primeiro dia do ano de 2023, a previsão é de chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades isoladas, com destaque na região nordeste do Estado.
Além disso, esperam-se temperaturas mínimas entre 21/25°C e máximas de até 33°C. Campo Grande deve ter temperatura mínima de 22°C e máxima de até 29°C. Em grande parte de MS, os ventos atuam do
quadrante norte, com valores entre 40-60 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.
Essas chuvas e tempestades acontecem devido ao aquecimento diurno, típicos de verão, e ocorrem com maior frequência no período da tarde.
Frente fria
Na segunda-feira (2), o avanço de uma nova frente fria favorece a formação de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões central, sul/sudeste e nordeste do Estado. Os acumulados de chuva podem atingir valores acima de 50 mm/24h.
São esperadas temperaturas mínimas entre 21/25°C e máximas de até 32°C em MS, com destaque nas
regiões pantaneira e sudoeste. Na Capital, a temperatura mínima deve ser de 22°C e máxima de até 27°C.
Os ventos atuam do quadrante norte, com valores entre 40-60 km/h e localmente podem atingir valores acima de 60 km/h.
Próximos dias
Já previsão do tempo na quarta (28) a quinta-feira (29) também indica tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada. Porém localmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O destaque fica para as regiões centro-norte e leste do Estado, onde as chuvas podem ter acumulado acima de 40 mm/24h.
Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao deslocamento de áreas de baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria oceânica, que organiza um canal de umidade sobre o centro-oeste do Brasil e favorece a formação de nuvens e chuvas em MS.
São previstas temperaturas mínimas entre 20/23°C e máximas de até 31°C nas regiões sul e leste. Já na região norte, mínimas entre 22/25°C e máximas de até 31°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22/23°C e máximas de até 28°C.
Em grande parte do Estado, os ventos atuam de nordeste, com valores entre 30-60 km/h. Porém nas regiões sudoeste, oeste e sul os ventos atuam de sul/sudeste.
Tendência meteorológica
Modelo usado pelo Cemtec mostra os acumulados de precipitação entre esta terça-feira e 12 de janeiro. Neste período, são esperados acumulados de chuvas significativos, acima de 150 mm em grande parte de MS.
Destaca-se que os maiores acumulados são previstos para as regiões centro-norte e nordeste, com valores acima de 200 mm.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.