Cerca de 200 mil pessoas visitaram cemitérios públicos de Campo Grande no Dia de Finados

Levantamento da GCM é de que Santo Antônio recebeu maior luxo de visitantes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cemitério
Sepultamentos em terra causam prejuízos ao meio ambiente (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Pelo menos 200 mil pessoas visitaram os cemitérios públicos de Campo Grande no Dia de Finados, na quarta-feira (2). Conforme o levantamento da GCM (Guarda Civil Metropolitana), o Cemitério Santo Antônio recebeu maior fluxo de visitantes, onde está 93 mil túmulos.

O número leva consideração a quantidade de pessoas sepultadas pois o Santo Amaro tem 46 mil jazigos e o Cruzeiro, conhecido como São Sebastião, tem aproximadamente 32 mil túmulos.

Nem o frio espantou familiares e amigos que visitam os túmulos de seus entes na Capital. A comparação feita pelo Jornal Midiamax mostrou o movimento, pois em 2021 o fluxo de pessoas era diferente, o público tímido aliado as restrições da pandemia de covid-19.

Fiscalização nos cemitérios

A Prefeitura Municipal informou que não houve nenhum incidente fora da programação. Havia passagem facilitada de pedestres e veículos, a Agetran (Agência Municipal de Transporte) interditou o entorno dos cemitérios às 7h as equipes nos locais até o fim do dia.

Na entrada dos cemitérios, também para evitar aglomeração dos comerciantes, técnicos da Semadur atuaram com orientação aos vendedores de plantas, velas e adereços para decorar os túmulos. A equipe fez demarcações no chão dos locais permitidos, conforme explica o fiscal Inácio Martins Ribeiro.

“A ação [aconteceu] para evitar que eles fiquem em locais que vão gerar aglomeração, principalmente na frente dos cemitérios. Com essa divisão, todos conseguem vender em um ambiente tranquilo e as pessoas podem entrar e sair dos locais com facilidade”.

cemitério
(Foto: Nathalia Alcântara)

Ainda conforme o município, nos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e Cruzeiro, equipes da Guarda Civil Metropolitana fizeram rondas especiais tanto na área interna quanto no entorno. Ao todo 12 viaturas, sendo seis de duas motos e seis carros foram utilizados nas rondas ostensivas e preventivas.

No Cemitério Santo Amaro, de acordo com o gestor, a expectativa era da visita de 15 a 18 mil pessoas passem pelo local. Já no São Sebastião, também conhecido como Cruzeiro, é esperado que de 12 a 15 mil pessoas visitem seus entes.

Conteúdos relacionados