Centro e bairros nobres são os primeiros a receber o sinal do 5G em Campo Grande

Claro, Vivo e Tim são as operadoras aptas a transmitir o sinal 5G aos clientes, mas ainda são poucos os bairros contemplados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sinal 5G já aparece no iPhone 12 da vendedora Amanda. (Foto: Thalya Godoy)

O sinal da tecnologia 5G está oficialmente liberado em Campo Grande e algumas pessoas afirmam já ter notado a diferença na rapidez da internet. Mas, além de ter um celular e chip habilitados para receber a tecnologia, é preciso checar se seu bairro está na lista de contemplados com o sinal oferecido por cada operadora.

Claro, Vivo e Tim são as operadoras aptas a transmitir o sinal 5G aos clientes, mas ainda são poucos os bairros contemplados. De acordo com as empresas, o sinal deve expandir o alcance para outras regiões da cidade com o passar do tempo.

A partir desta segunda-feira (19), clientes da operadora Claro só conseguirão ter acesso ao sinal 5G no Centro e nos bairros Glória, Itanhangá e Chácara Cachoeira. Já os clientes da operadora Vivo só conseguem o 5G no Centro, Jardim dos Estados e Santa Fé.

A Tim é a operadora com maior alcance do sinal, sendo 47 bairros e 33% dos clientes de Campo Grande. São contemplados os seguintes bairros: São Francisco, Cruzeiro, Veraneio, Maria Aparecida Pedrossian, Santo Amaro, Carlota, Universitário, Jardim dos Estados, TV Morena, Santa Fé, Panamá, Rita Vieira, Bela Vista, Monte Líbano, Taveirópolis, Mata do Jacinto, Glória, Seminário, Centro, Margarida, Carandá, Vilas Boas, Popular, Pioneiros, Nova Campo Grande, Sobrinho, Estrela Dalva, Autonomista, Noroeste, Dr. Albuquerque, Mata do Segredo, Chácara Cachoeira, Monte Castelo, Cabreúva, Parati, Chácara dos Poderes, Coronel Antonino, Santo Antônio, Jardim Paulista, São Bento, Itanhangá, Nasser, América, Jóckey Club, Tiradentes, Piratininga e José Abrão.

Mapa com bairros contemplados com o 5G

Aparelhos aptos para o 5G

Além do sinal liberado pela operadora, o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia. A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados.

A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Ao conferir se o modelo do seu celular está na lista é importante verificar se ele tem a operação SA que significa compatível com o 5G Standalone. Na lista dos compatíveis está, por exemplo, o Xiaomi 12, Motorola Edge 20, iPhone 13, Nokia G50 e Galaxy S21.

O Jornal Midiamax realizou um levantamento no centro de Capital do Mato Grosso do Sul e encontrou os celulares que já têm a tecnologia com preços a partir de R$ 1,8 mil. Confira Clicando Aqui.

Conteúdos relacionados