Com a liberação do sinal 5G para , serviço disponibilizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta segunda-feira (19), nas ruas da cidade há quem diga já ter notado a diferença na conexão. Com a ativação, a promessa é de móvel mais rápida e eficiente nos celulares.

Na tela do 12 Pró Max da vendedora Amanda Nunes, de 21 anos, já era possível notar a indicação do serviço 5G logo nas primeiras horas da manhã. Segundo ela, desde ontem a internet ficou mais rápida, um alívio para quem gosta de ficar conectada. “Fico bastante de entrar no Tik Tok e no Instagram e notei que está carregando super rápido”, comenta. 

De última geração, o celular da Amanda é um dos que estão na lista dos compatíveis para receber o sinal 5G. Ainda estão, por exemplo, o Xiaomi 12, Motorola Edge 20, iPhone 13, Nokia G50 e Galaxy S21.  Confira a lista completa NESTE LINK.

Caroline Ortiz, de 32 anos, também notou a mudança. “Há umas duas semanas vi que já estava indicando o sinal de 5G”, relata. A vendedora afirma que usa um plano controle e, apesar de a velocidade ter aumentado, o consumo permaneceu o mesmo. “Eu gosto de um jogo de pintura e notei que está carregando bem mais rápido, as propagandas também”, completa. 

Hugo Artheman, de 24 anos, é vendedor de uma loja da Xiaomi e está antenado às mudanças. Na loja onde ele trabalha, os celulares aptos ao 5G variam entre R$ 1.799 e R$ 2.999. 

No aparelho que ele usa, um Xiaomi note 11, a rapidez na conexão já é notada. “Meu gasto continua normal e já vejo a diferença quando assisto vídeo e faço pesquisas”, finaliza. 

Aparelho compatível com o 5G

Se o seu celular não tiver a tecnologia 5G disponível, você não conseguirá acessá-la. Isso vem de fábrica. A disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados.

A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Operadora certa

Além do celular já preparado, a sua operadora de telefonia móvel também precisa disponibilizar o acesso ao sinal 5G.

As empresas Claro, Vivo e Tim informaram que já está tudo pronto para que o serviço seja fornecido aos clientes de Campo Grande e ressaltaram que o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia.

Local certo

Também é preciso estar dentro da área de cobertura do sinal 5G. Se você estiver em uma região da cidade que o sinal não alcança, ele não se conectará. Questionadas pelo Jornal Midiamax, as operadoras não informaram sobre as estações, o número de antenas e nem os bairros contemplados.

Último passo para acessar o 5G

Caso seu telefone, por mais que tenha a tecnologia disponível, não conecte automaticamente, é preciso configurar o aparelho para receber o sinal 5G. Como?

Acesse “Configurações”;

Toque em “Rede e Internet”;

Selecione a opção “Cartões SIM ou Chips”;

Toque em “Tipo de rede preferida”;

Marque a conexão de internet 5G.

Pronto, seu smartphone estará conectado ao novo sinal.