Campanha de vacina contra a gripe termina nesta semana e apenas 27% do público foi imunizado
No ano passado, público infantil atingiu meta de 90%,
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Faltam poucos dias para o encerramento da campanha de vacinação contra gripe em Campo Grande. Entretanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou, nesta quarta-feira (1°), que o último levantamento, realizado na sexta-feira (27), aponta que menos de 30% do público alvo foi imunizado.
Segundo o balanço, das 295 mil pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde, apenas 81.874 de moradores que se encaixam nos critérios de prioridade foram imunizados, o que corresponde a 27,73% deste grupo.
A baixa adesão da população é mais alta comparada ao mesmo período do ano passado, pois, em 2021, por exemplo, quando apenas o grupo de crianças conseguiu atingir a meta de 90%. O preconizado pelo Ministério é que cada um dos 16 públicos alvos atinja esta marca.
Na Capital, 37 óbitos já roam registrados neste ano em decorrência da Influenza. “A vacina que está sendo aplicada nesta campanha já está atualizada e previne justamente contra esta cepa do vírus circulante”, alerta o secretário da pasta, José Mauro Filho.
Ele ainda relembra que, naquele momento atípico de surto da Influenza, muita gente buscou pela vacina que ainda estava disponível, mas é necessário receber esta nova dose, já que aquela não protegia contra o vírus H3N2 que circula no momento.
“Quando a população deixa de se vacinar, facilita a circulação do vírus naquele território, e foi exatamente o que aconteceu entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, quando foram registrados a maior parte destes óbitos”, conclui o secretário.
Quem deve se vacinar contra gripe?
A Campanha encerra na próxima sexta-feira (03) e todas as 72 unidades de saúde da cidade estão com estoques do imunizante, sendo que qualquer pessoa que faça parte do grupo prioritário poderá se imunizar.
Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) ficam com as salas de vacinas abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Alguns destes locais possuem horário estendido, aplicando as vacinas também em horário de almoço ou até mais tarde que o habitual.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.