Bebê de 6 meses é novo caso de hepatite misteriosa investigado em Campo Grande

Mato Grosso do Sul tem seis notificações da doença; 4 descartadas, 1 provável e 1 sob investigação
| 08/06/2022
- 10:10
hepatite misteriosa
Ministério da Saúde tem 106 notificações da doença em todo país (Foto: Reprodução)

O novo caso de hepatite misteriosa em investigação em Mato Grosso do Sul é de um bebê de seis meses. A informação foi confirmada pela SES-MS (Secretaria de Estado de saúde) nesta quarta-feira (8). Do início dos registros até agora, o Estado teve seis notificações da doença.

Em nota, a SES informou que a menina de seis meses está internada em Campo Grande. Não há detalhes sobre o estado de saúde do bebê.

A secretaria reforça que conforme regramento do Ministério da Saúde, é considerado em caso de paciente com sintomas de hepatite que ainda não teve resultado de exames.

Em caso de exames negativos para hepatites A, B e C, dengue, chikungunya, zika e febre-amarela, o caso da pode evoluir para um registro suspeito da hepatite misteriosa.

MS tem 1 caso provável e 4 descartados para hepatite misteriosa

Boletim divulgado nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Saúde detalha que das seis notificações de hepatite misteriosa que o Estado possui, quatro delas foram descartadas.

A adolescente de 16 anos, considerada primeiro caso provável da doença no Brasil, foi registrado em 27 de maio, em Ponta Porã. A menina apresentou sintomas como febre, icterícia e náuseas no dia 3 de maio e no dia 10 foi internada na cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a paciente teve exames para todas as hepatites negativos, assim como os de dengue, zika, chikungunya e febre-amarela. A negativa desses exames é o que determina o quadro como provável, já que o que motivou os problemas no fígado ainda é desconhecido. A adolescente passa bem e está se recuperando em casa.

Em Mato Grosso do Sul, conforme detalhou o Jornal Midiamax em reportagem recente, não há serviço de transplante de fígado. Casos graves da doença, como é o caso da hepatite misteriosa, que necessitem de cirurgia precisam ser encaminhados para fora do Estado. Confira detalhes aqui.

Suspeita de hepatite? Saiba o que fazer

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.

Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.

Confira os sintomas da hepatite:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga

Veja também

95% da população com pelo menos a primeira dose

Últimas notícias