Além do primeiro caso provável do país de aguda grave — a hepatite misteriosa — Mato Grosso do Sul também tem um caso sob investigação da doença. Desde o início do surgimento de casos no Brasil, em abril, o Estado teve 6 .

Boletim divulgado nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Saúde detalha que das seis notificações que o Estado possui, quatro delas foram descartadas.

A adolescente de 16 anos, considerada primeiro caso provável da doença no Brasil, foi registrado em 27 de maio, em . A menina apresentou sintomas como febre, icterícia e náuseas no dia 3 de maio e no dia 10 foi internada na cidade.

De acordo com o , a paciente teve exames para todas as hepatites negativos, assim como os de dengue, zika, chikungunya e febre-amarela. A negativa desses exames é o que determina o quadro como provável, já que o que motivou os problemas no fígado ainda é desconhecido. A adolescente passa bem e está se recuperando em casa.

Hepatite misteriosa no Brasil

Desde o surgimento dos casos até esta terça-feira (7), eram 106 notificações da hepatite misteriosa em crianças e adolescentes em 17 estados do Brasil.

Do total, um caso é considerado provável — o da adolescente sul-mato-grossense —, outro considerado suspeito em Minas Gerais, 62 estão sob investigação e 41 foram descartados.

Segundo a definição da sala de situação criada pelo Ministério da Saúde, é considerado caso provável de hepatite misteriosa quando o paciente apresenta problemas no fígado e os exames dão negativo para Hepatite E. Os casos suspeitos são quando o paciente também apresenta problemas característicos de hepatite e exames para a doença e arboviroses também dão negativo.

Em Mato Grosso do Sul, conforme detalhou o Jornal Midiamax em reportagem recente, não há serviço de transplante de fígado. Casos graves da doença, como é o caso da hepatite misteriosa, que necessitem de cirurgia precisam ser encaminhados para fora do Estado. Confira detalhes aqui.

Suspeita de hepatite? Saiba o que fazer

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.

Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos, ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.

Confira os sintomas da hepatite:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga