Hepatite misteriosa: com 6 notificações, MS tem 1 caso provável e outro em investigação

No Estado, quatro casos de hepatite misteriosa em investigação foram descartados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
hepatite misteriosa
Ministério da Saúde tem 106 notificações da doença em todo país (Foto: Reprodução)

Além do primeiro caso provável do país de hepatite aguda grave — a hepatite misteriosa — Mato Grosso do Sul também tem um caso sob investigação da doença. Desde o início do surgimento de casos no Brasil, em abril, o Estado teve 6 notificações.

Boletim divulgado nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Saúde detalha que das seis notificações que o Estado possui, quatro delas foram descartadas.

A adolescente de 16 anos, considerada primeiro caso provável da doença no Brasil, foi registrado em 27 de maio, em Ponta Porã. A menina apresentou sintomas como febre, icterícia e náuseas no dia 3 de maio e no dia 10 foi internada na cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a paciente teve exames para todas as hepatites negativos, assim como os de dengue, zika, chikungunya e febre-amarela. A negativa desses exames é o que determina o quadro como provável, já que o que motivou os problemas no fígado ainda é desconhecido. A adolescente passa bem e está se recuperando em casa.

Hepatite misteriosa no Brasil

Desde o surgimento dos casos até esta terça-feira (7), eram 106 notificações da hepatite misteriosa em crianças e adolescentes em 17 estados do Brasil.

Do total, um caso é considerado provável — o da adolescente sul-mato-grossense —, outro considerado suspeito em Minas Gerais, 62 estão sob investigação e 41 foram descartados.

Segundo a definição da sala de situação criada pelo Ministério da Saúde, é considerado caso provável de hepatite misteriosa quando o paciente apresenta problemas no fígado e os exames dão negativo para Hepatite E. Os casos suspeitos são quando o paciente também apresenta problemas característicos de hepatite e exames para a doença e arboviroses também dão negativo.

Em Mato Grosso do Sul, conforme detalhou o Jornal Midiamax em reportagem recente, não há serviço de transplante de fígado. Casos graves da doença, como é o caso da hepatite misteriosa, que necessitem de cirurgia precisam ser encaminhados para fora do Estado. Confira detalhes aqui.

Suspeita de hepatite? Saiba o que fazer

Pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de hepatite e procurar um hospital imediatamente caso estejam em dúvida. As crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, devem ficar em casa e não retornar à escola ou creche até 48 horas após os sintomas terem parado.

Além disso, medidas comuns de higiene, como lavagem completa das mãos, ajudam a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo o adenovírus.

Confira os sintomas da hepatite:

  • Urina escura
  • Fezes pálidas ou cinzas
  • Coceira na pele
  • Olhos e pele amarelados (icterícia)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Temperatura alta
  • Enjoo e náuseas
  • Cansaço o tempo todo fora do normal
  • Perda de apetite
  • Dor de barriga

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

campo grande sindrome
tereré