Começa nesta segunda-feira (3), a partir das 9h, o período de inscrições para os interessados em concorrer a uma das 1.322 vagas nos cursos de graduação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) com ingresso no ano letivo de 2023.

A seleção será executada pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e contará com a opção treineiro para aqueles candidatos que estiverem cursando a 1ª ou a 2ª Série do Ensino Médio ou equivalente, podendo participar das provas deste processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos. O candidato inscrito na condição de treineiro não sairá na classificação final, mas no edital do resultado das provas.

Os candidatos têm até 24 de novembro para se inscrever pelo site concurso.fapec.org e o último dia para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, será em 25 de novembro.

As provas Objetivas e de Redação serão realizadas em 17 de dezembro de 2022 em Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Serão 60 questões objetivas de múltipla escolha com 15 questões sobre cada uma das competências: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Segundo o edital, a divulgação do gabarito preliminar será em 20 de dezembro, resultado final em 30 de janeiro de 2023 e convocações a partir de 1º de fevereiro.

A ocupação das vagas será por ampla concorrência e reserva de vagas, sendo 20% para negros que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 10% para indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul e 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.