Quem tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca poderá receber a segunda dose de em Mato Grosso do Sul. A possibilidade foi anunciada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a intercambialidade entre as vacinas poderá ser adotada caso o Estado não receba um novo lote do imunizante nos próximos dias. 

Durante a live na manhã desta sexta-feira (10), o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comentou que já há municípios à espera de doses da Astrazeneca. Resende defendeu a intercambialidade das vacinas se necessário, conforme já autorizado pelo Ministério da Saúde. 

“Já estamos vencendo o aprazamento, tem municípios que venceram [prazo para Astrazeneca]. Vamos aguardar até dia 13. Não chegando doses para fazer a D2, podemos fazer a segunda dose com a Pfizer, aí a gente completa o ciclo vacinal”.

Dados do Vacinômetro apontam que 102,65% das doses de Astrazeneca destinadas à D1 já foram aplicadas. Com relação à D2, 105,39% das doses foram aplicadas. O número é maior que 100% porque alguns frascos podem vir com quantitativo de doses maior do que o indicado. 

Confira os prazos para tomar as vacinas

Uma resolução da SES e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS) definiu novos aprazamentos para as vacinas contra o coronavírus. Devido à necessidade de atingir com a maior brevidade possível a imunidade coletiva e para evitar a variante Delta, ficam autorizados os municípios a seguirem os seguintes períodos de aprazamentos:

  • Pfizer: Intervalo de 21 dias a 12 semanas
  • Astrazeneca: Intervalo de 8 a 12 semanas
  • Coronavac: Intervalo de 14 a 28 dias