O do está próximo e é preciso ficar atento ao funcionamento dos serviços para não perder a viagem. O feriado, que tradicionalmente era utilizado para folga, deve ser diferente neste ano em Campo Grande. Por conta da pandemia, os comerciantes devem aproveitar a data para atender os consumidores e oferecer promoções. 

É importante lembrar que Campo Grande foi classificada com a bandeira vermelha, que representa risco alto de transmissão para coronavírus. A recomendação é sair de casa quando necessário e utilizar máscara e álcool em gel sempre. Além disso, o toque de recolher começa às 21h. Confira o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador: 

Órgãos públicos

Por se tratar de um feriado nacional e fim de semana, os órgãos públicos municipais e estaduais não devem abrir no sábado (1º). Somente serviços essenciais, como atendimento em saúde e serviços de segurança pública, devem funcionar. 

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) fecham em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

Mesmo sendo feriado, os comerciantes devem atender normalmente neste sábado (1º). O feriado do Trabalhador tradicionalmente serve como folga, mas a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) informa que as lojas da Capital estarão de portas abertas e devem oferecer descontos aos consumidores. 

A abertura do comércio no feriado busca recuperar as perdas causadas pelas restrições e fechamentos durante a pandemia. A Câmara informa que a liberação para a abertura das lojas é resultado de acordo firmado entre o Sindivarejo (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande) e o Sindicato dos Empregados do Comércio. 

Supermercados

Os supermercados também devem abrir as portas neste sábado (1º) em Campo Grande. De acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os estabelecimentos atendem normalmente.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: A praça de alimentação e as Lojas Americanas atendem das 11h às 20h no shopping no feriado. As outras lojas, podem optar por abrir ou não, também das 11h às 20h. Os cinemas funcionam conforme programação, enquanto o (Departamento Estadual de Trânsito) e Fácil ficam fechados. 

Shopping Campo Grande: O shopping abre as portas no feriado do Trabalhador. Os serviços de alimentação e lazer atendem das 10h às 20h no shopping. Já as lojas e quiosques atendem do meio-dia às 20h. 

Shopping Norte Sul Plaza: O shopping Norte Sul também abre as portas no sábado (1º), das 10h às 20h. A abertura das lojas é facultativa. Já o funcionamento dos restaurantes da praça de alimentação será das 10h às 20h, enquanto o Cinépolis atende conforme programação. 

Shopping Pátio Central: Funciona das 9h às 17h no sábado (1º).

Ônibus

No sábado (1º) os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande, mas funcionam em ritmo de feriado. O que quer dizer que os ônibus circulam com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)