Prefeitura abre cadastro da vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em Campo Grande

Anvisa aprovou o uso da Pfizer em crianças dessa faixa etária

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prefeitura vai fazer uma estimativa de crianças que vão se vacinar
Prefeitura vai fazer uma estimativa de crianças que vão se vacinar

A prefeitura de Campo Grande abriu nesta quinta-feira (16) o cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. O calendário para atendimento deste público ainda deverá ser definido.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos.

A resolução com a autorização da Anvisa deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial da União, em edição especial. Segundo a Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.

Antes de iniciar a vacinação neste público, o município ainda deverá aguardar posicionamento do Ministério da Saúde quanto à disponibilização e eventuais orientações para a aplicação do imunizante.

Como se cadastrar?

O acesso é feito pelo site (clique aqui), através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil “Idade entre 05 e 11 anos com ou sem comorbidades” e clicar em continuar.

É necessário preencher os dados pessoais e anexar os documentos da criança e também do adulto responsável legal. Em caso de crianças que tenham alguma morbidade, é necessário também anexar o laudo médico.

Em boa hora

A vacinação contra a covid para crianças de 5 a 11 anos pode ter chegado na hora certa: a tempo de evitar a disseminação da variante Ômicron em Mato Grosso do Sul. O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, afirma que a vacinação em crianças pode, sim, ajudar a conter a nova variante, a Ômicron.

Agilidade

O cadastro feito previamente facilita na identificação dos pacientes e dá mais celeridade no processo de vacinação, além de auxiliar na tomada de decisões por parte da gestão, uma vez que, através do sistema, é possível realizar um censo e definir quantas doses serão necessárias para imunizar um público específico.

Atualmente, o sistema de cadastro está aberto para mais de 30 públicos distintos, divididos em idade, categoria profissional, etnias e grupos especiais. A inserção de novos públicos para cadastramento é feita conforme há definição de envio de novas doses e as etapas de vacinação sejam executadas.

Conteúdos relacionados