Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina aprovada para crianças pode ajudar a conter variante Ômicron em MS, diz especialista

Especialista aponta que países com Ômicron registraram aumento de casos e internações de crianças; em MS, público corresponde a 19% da população
Arquivo -
Ao todo
Ao todo

Depois de muita espera, a ção contra a covid foi aprovada para crianças de 5 a 11 anos nesta quinta-feira (16) e a medida pode ter chegado na hora certa: a tempo de evitar a disseminação da variante Ômicron em Mato Grosso do Sul. A área técnica da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da em crianças e a dosagem será menor do que a utilizada em adolescentes.

A autorização foi concedida com base em informações que estão disponíveis até o momento. A Anvisa orienta que a dose destinada ao público de 5 a 11 anos deve ser correspondente a um terço da formulação da Pfizer utilizada no Brasil, até então para o público de 12 anos ou mais. A Agência aponta que a formulação dos adultos não pode ser utilizada de forma diluída. Confira as diferenças:

Fonte: Anvisa

 

A autorização para vacinar crianças é importante e veio em boa hora, quando o Brasil começa a registrar casos da variante Ômicron. O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, afirma que a vacinação em crianças pode, sim, ajudar a conter a nova variante.

“Na África do Sul, [um dos primeiros países a anunciar nova cepa] aumentaram os casos entre crianças. Nos Estados Unidos, mesmo sem a Ômicron, também aumentou o percentual de crianças hospitalizadas [por covid]”, pontua. Em Mato Grosso do Sul, foram cinco bebês mortos pelo coronavírus ao longo da pandemia. Além disso, mais 9 crianças de 1 a 9 anos também morreram por conta da doença em MS.

Dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que são 476,6 mil crianças de 5 a 11 anos em Mato Grosso do Sul, sendo 138,5 mil somente na capital . É importante ressaltar que o último censo foi realizado em 2010, portanto o número pode ter alterações. O quantitativo do público de 5 a 11 anos a ser vacinado representa 19,4% da população sul-mato-grossense.

Sem vacina, crianças poderiam ser vetores da covid

As aulas totalmente presenciais na rede estadual de Mato Grosso do Sul já voltaram, mas o retorno às escolas municipais em 2022 tem preocupado pais em Campo Grande. A cautela vem do fato de que o público-alvo na Reme (Rede Municipal de Ensino) é de crianças menores, que estão no ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Enquanto na rede estadual o público-alvo é de adolescentes, que já foram contemplados pelo calendário de vacinação contra covid.

O infectologista Rodrigo Nascimento Coelho explica que, sem vacina, as crianças pequenas poderiam se tornar os principais vetores do vírus na pandemia. Elas poderiam levar a covid para os idosos em casa, que têm baixa de anticorpos, mesmo vacinados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Durante depoimento na delegacia, o subtenente negou que tinha relacionamento com a adolescente

Transparência

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Conselheiro destaca 'necessidade urgente' de renovar a frota de veículos

Cotidiano

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Manifestações populares pedindo o veto do projeto têm tomado as ruas e redes sociais

Brasil

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Filhos da idosa desconfiaram da cuidadora e instalaram câmeras de segurança na casa