Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina aprovada para crianças pode ajudar a conter variante Ômicron em MS, diz especialista

Especialista aponta que países com Ômicron registraram aumento de casos e internações de crianças; em MS, público corresponde a 19% da população
Arquivo -
Ao todo
Ao todo

Depois de muita espera, a ção contra a covid foi aprovada para crianças de 5 a 11 anos nesta quinta-feira (16) e a medida pode ter chegado na hora certa: a tempo de evitar a disseminação da variante Ômicron em Mato Grosso do Sul. A área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da em crianças e a dosagem será menor do que a utilizada em adolescentes.

A autorização foi concedida com base em informações que estão disponíveis até o momento. A Anvisa orienta que a dose destinada ao público de 5 a 11 anos deve ser correspondente a um terço da formulação da Pfizer utilizada no Brasil, até então para o público de 12 anos ou mais. A Agência aponta que a formulação dos adultos não pode ser utilizada de forma diluída. Confira as diferenças:

Fonte: Anvisa

 

A autorização para vacinar crianças é importante e veio em boa hora, quando o Brasil começa a registrar casos da variante Ômicron. O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, afirma que a vacinação em crianças pode, sim, ajudar a conter a nova variante.

“Na África do Sul, [um dos primeiros países a anunciar nova cepa] aumentaram os casos entre crianças. Nos Estados Unidos, mesmo sem a Ômicron, também aumentou o percentual de crianças hospitalizadas [por covid]”, pontua. Em Mato Grosso do Sul, foram cinco bebês mortos pelo coronavírus ao longo da pandemia. Além disso, mais 9 crianças de 1 a 9 anos também morreram por conta da doença em MS.

Dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que são 476,6 mil crianças de 5 a 11 anos em Mato Grosso do Sul, sendo 138,5 mil somente na capital . É importante ressaltar que o último censo foi realizado em 2010, portanto o número pode ter alterações. O quantitativo do público de 5 a 11 anos a ser vacinado representa 19,4% da população sul-mato-grossense.

Sem vacina, crianças poderiam ser vetores da covid

As aulas totalmente presenciais na rede estadual de Mato Grosso do Sul já voltaram, mas o retorno às escolas municipais em 2022 tem preocupado pais em Campo Grande. A cautela vem do fato de que o público-alvo na Reme (Rede Municipal de Ensino) é de crianças menores, que estão no ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Enquanto na rede estadual o público-alvo é de adolescentes, que já foram contemplados pelo calendário de vacinação contra covid.

O infectologista Rodrigo Nascimento Coelho explica que, sem vacina, as crianças pequenas poderiam se tornar os principais vetores do vírus na pandemia. Elas poderiam levar a covid para os idosos em casa, que têm baixa de anticorpos, mesmo vacinados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias de baixa renda

almir sater e a esposa no pantanal

Três anos após novela, Almir Sater reaparece no Pantanal descalço ao lado da esposa

Para concluir reforma, Cras Vila Gaúcha atenderá no Centro de Convivência do Tijuca II

China afirma ter encontrado urânio em maior profundidade já registrada no mundo

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Reino Unido impõe novas sanções contra petróleo da Rússia para enfraquecer esforço de guerra

Últimas Notícias

Polícia

Após atentado com mais de 15 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Crime aconteceu no cruzamento da Travessa da Brisa com Rua Boa Vizinhança

Polícia

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Com isso, empresário e outras seis pessoas presas no contexto da Operação Prime serão soltas

Brasil

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, parlamentar também relatou o que espera sobre as tarifas de 50% no Brasil

Polícia

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 15 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Criminosos estavam em um Gol e efetuaram diversos disparos contra dois homens no fim da manhã desta segunda-feira (21)