MS tem 150 mil pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina, aponta SES
Secretário de Saúde convocou, novamente, mutirões e busca ativa nos municípios
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de ter uma das melhores coberturas vacinais do país, Mato Grosso do Sul ainda precisa avançar na imunização. O Estado tem cerca de 150 mil pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina, conforme informações divulgadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A recusa da vacina tem atrapalhado e até fez com que Mato Grosso do Sul perdesse o topo no ranking da vacinação no país.
Durante a live da SES na manhã desta quarta-feira (6), o secretário estadual de saúde Geraldo Resende convocou os municípios para que não meçam esforços para avançar na imunização. Resende pediu que as cidades façam mutirões de vacinação, busca ativa e apelos à população. “Somos, segundo dados, cerca de 150 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina. [Espero] que possamos avançar”, disse o secretário.
Geraldo Resende ainda comentou sobre o ranking da vacinação nacional. Depois de meses na liderança, Mato Grosso do Sul perdeu a liderança para o estado de São Paulo. O secretário de saúde frisou que o Estado vai continuar incentivando a vacinação e justificou que São Paulo tomou a frente por ser o maior do país.
Além disso, as sedes do Instituto Butantan, que produz a Coronavac, e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que produz a Astrazeneca, ficam em SP. “É uma disputa do bem, não tem troféu. O que nós vamos ter é preservar a vida das pessoas”, ressaltou.
Negacionistas travaram fila da vacina
Mato Grosso do Sul perdeu para o São Paulo o posto de estado mais avançado na imunização contra covid no País na noite de segunda-feira (4). Ao Jornal Midiamax, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, atribui a desaceleração na vacinação de MS aos negacionistas — como ficaram conhecidos os grupos que ignoram evidências científicas, tais como a eficácia de vacinas.
“Chegamos num momento que restam ser vacinados em MS aquelas pessoas que não tomaram a vacina pelo componente político. São aqueles que seguem orientações dos negacionistas, que seguem orientações políticas e ideológicas”, pontuou Resende à reportagem.
Desde o início da vacinação, MS ocupou as primeiras posições na vacinação e seguia na liderança da porcentagem de população imunizada há meses. “São Paulo é um estado poderosíssimo, era uma luta de Davi contra Golias. Mas, resistimos”, avaliou Resende.
(com Gabriel Maymone)
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Bueiro aberto causa queda de motociclista na Avenida Wilson Paes de Barros
Motociclista foi encaminhado para a UPA Leblon com escoriações nos joelhos e tonturas
Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré
Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da romaria
Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal
Nível do rio atingiu marca de 62 cm abaixo da cota de referência
Rodada do Estadual da Série B tem vitória do Sete de Dourados e goleada do Naviraiense
Em Campo Grande, o Comercial sofreu a goleada de 4 a 0 para o representante de Naviraí
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.