Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, 150 mil se recusam a tomar vacina e municípios temem novas variantes e prejuízos à economia

Conselho de secretários do Estado se posicionou a favor da discussão sobre o passaporte da vacina
Arquivo -
Recusa em tomar vacina
Recusa em tomar vacina

Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de vacinação contra covid e conquistou, recentemente, a imunidade coletiva — quando mais de 70% da população está imunizada. Mesmo assim, mais de 150 mil pessoas se recusaram a tomar uma dose da vacina no Estado, segundo o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS).

Esse comportamento preocupa os municípios, que veem risco do surgimento de novas variantes e prejuízos à economia. “Temos que buscar alternativas em construção que permita que essa realidade se estenda e não volte a realidade que passamos o ano todo. A vacina se mostrou eficaz, para que tenhamos menos agravos, menos casos, menos internações e menos óbitos”, pontuou o presidente do Cosems, Rogério Leite, secretário municipal de saúde de Corumbá.

Na visão da entidade, é necessário debater medidas que possam garantir a segurança da sociedade como o passaporte de vacinação em MS. “Precisamos rediscutir essa nova realidade, seja com vacina 100% ou passaporte [de vacinação], mas que envolva todos para segurança e continue esse caminho, permitindo o trabalho e lazer com segurança a todos”, concluiu Leite.

Em agenda na manhã de terça-feira (28), o governador (PSDB) informou que MS não levará para debate, em nível estadual, o passaporte da vacina. O anúncio ocorreu um dia depois do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, anunciar que um projeto sobre o tema seria encaminhado para debate na (Assembleia Legislativa de MS).


Presidente do Cosems, Rogério Leite – Imagem: Reprodução

“Isso não existe nas prioridades do governo. Quem determina qualquer ação é o Prosseguir, que não validou ainda essa discussão”, declarou Reinaldo, completando que o assunto era opinião isolada do secretário de saúde, “que não tem apoio do Prosseguir [Programa de Saúde e Segurança da Economia]”, finalizou. 

Os detalhes técnicos que levaram à decisão de não implantar o passaporte da vacina antes mesmo de levar o tema para debate serão informadas em coletiva de imprensa do Prosseguir na manhã desta quarta-feira.

Passaporte em Campo Grande

Em , a decisão sobre a implantação de um passaporte de vacina contra covid passou por audiência pública na segunda-feira, que foi encerrada antes do previsto por conta de confusão generalizada.

Na terça-feira, o prefeito (PSD) disse que ainda deve consultar a população para saber a opinião dos campo-grandenses a respeito da iniciativa. 

A ideia é que os consumidores apresentem o comprovante da vacinação para conseguir entrar nos estabelecimentos. Com toda a polêmica em torno da iniciativa, Marquinhos não tomou partido e disse que aguarda para saber se o projeto será aprovado. “Estamos aguardando a decisão dos projetos de lei para analisar a implementação. Eu vou esperar a decisão da Câmara Municipal, consultar o grupo técnico e ouvir a população, para tomarmos a decisão”, pontuou o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe acha estranho convite para aniversário sem os pais e levanta discussão na internet: ‘É normal?’

Três são presos furtando fios de supermercado desativado na Maracaju em Campo Grande

Estudantes do MS Supera têm até dia 22 para assinar documento

China nomeia novo representante comercial de alto escalão para negociar com os EUA

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

O potencial bilionário que o Brasil deixou escapar

Últimas Notícias

Famosos

Yudi Tamashiro e Mila Braga anunciam o nome do primeiro filho: ‘Amor’

Yudi Tamashiro e Mila Braga estão à espera do primeiro filho; entre idas e vindas, os pombinhos estão juntos desde a adolescência

Emprego e Concurso

Prefeitura convoca candidatos inscritos em processo seletivo da saúde para prova de títulos; confira

Os aprovados em ambas as vagas devem se apresentar na sede da SAS

Polícia

Policial penal dirigia carro que se envolveu em acidente com morte de motociclista em Campo Grande

Em março, o policial penal deixou a direção do presídio de Caarapó

Transparência

Ex-prefeito de Anastácio perde recurso em ação por fraude em licitação

Douglas Melo Figueiredo responde processo por improbidade administrativa