MS recebe 23 mil doses de CoronaVac e Saúde pede plantão para colocar 2ª aplicação em dia
Secretário de saúde cobrou municípios para acelerarem a vacinação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com expectativa de receber cerca de 23 mil doses da CoronaVac na terça-feira (11), Mato Grosso do Sul dará prosseguimento à aplicação da 2ª dose, que está atrasada. Para isso, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, pediu plantão dos municípios para colocar a imunização em dia.
“Peço para aplicar imediatamente, não as deixem em geladeira. Alguns municípios deixaram e nos deixaram muito constrangidos, inconformados. [Por] a gente fazer todo o esforço para chegar ainda no sábado pela manhã nos municípios, mas não tivemos montagem de equipe de imunização para fazer no domingo”, disse o secretário, referindo-se à última distribuição de doses realizada no sábado.
Ainda, Resende informou que a SES passará a divulgar o estoque de vacina disponível em cada município, para a população poder cobrar.
O Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, entrega nesta segunda-feira (10), remessa com 2 milhões de doses ao Ministério da Saúde. Assim, levando em consideração a distribuição de 1,1% que MS normalmente recebe, a expectativa da SES é que chege entre 22 mil e 23 mil doses.
Dose de reforço atrasada
Na quinta-feira (06), MS publicou em Diário Oficial o balanço do número de pessoas que estavam com vacinação atrasada: 134 mil em todo o Estado. Dessa forma, a quantidade enviada pelo Ministério da Saúde não deverá ser suficiente para dar fim à fila de espera para receber a 2ª dose da CoronaVac. Em Campo Grande, pessoas agendadas para o dia 22 de abril ainda estão sem receber o reforço, necessário para completar a imunização.
O último lote de CoronaVac recebido foi no sábado (08), quando MS teve 13,3 mil doses para aplicação neste público em atraso. A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada.
Notícias mais lidas agora
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
Últimas Notícias
Anta melancia vive drama no pantanal de MS: ela precisa ‘aprender a ser anta’
Conheça a história de Melancia, filhote de anta que vive muitos desafios no pantanal: “precisamos intervir”
Isolada durante a covid, professora reuniu histórias de mulheres inspiradoras para próxima geração
Atuante na área da saúde e pertencente ao grupo de risco, autora reuniu histórias de superação femininas
Réptil ancestral dos dinossauros é descoberto no Brasil
Estima-se que o fóssil do réptil Gondwanax paraisensis teria atingido cerca de um metro de comprimento e viveu há 237 milhões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.