À espera de decisão sobre o ‘marco temporal' que pode afetar demarcação de 29 terras em , indígenas bloqueiam trechos de rodovias no Estado. Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) apresentam, na tarde desta quarta-feira (8), os votos sobre o tema.

Como parte das manifestações, os indígenas interditam 4 trechos de duas rodovias em MS – até 12h30:

  • BR-163 Km 135 – Naviraí – Trânsito interditado, liberado de tempos em tempos.
  • BR-163 Km 216 – Caarapó – Trânsito interditado, liberado de tempos em tempos.
  • BR-163 Km 260 – Dourados – Trânsito interditado, com desvios por rotas alternativas.
  • MS-156 (entre Dourados e Itaporã) – há liberação de veículos de tempos em tempos.

Como o ‘marco temporal' afeta indígenas de MS?

O primeiro a votar será o relator Edson Fachin, seguido pelos outros ministros. Na sessão desta quinta-feira (2), o ministro Luiz Fux afirmou que o adiamento foi “visando evitar que haja um fracionamento do voto da vossa excelência, o relator Edson Fachin, nós prosseguiremos no dia 8 de setembro com o julgamento já colhendo os votos”.

O ‘marco temporal' é uma tese, considerada inconstitucional por frentes indígenas, que garante a demarcação de terras em que indígenas estivessem em 5 de outubro de 1988 — data em que foi promulgada a Constituição.

Conforme dados da (Fundação Nacional do Índio), Mato Grosso do Sul possui 29 terras indígenas em processo de demarcação, sendo que 15 ainda estão em fase de estudo, 4 já foram delimitadas e outras 10 foram declaradas. Todas podem sofrer interferência com a decisão do Supremo sobre o ‘marco temporal'.