O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, na versão impressa, teve o seu primeiro dia de prova neste domingo (17). Em MS foram 82.638 inscritos, mas apenas 35.328 compareceram. O segundo dia de exame acontece no próximo domingo, dia 24 de janeiro.

No primeiro dia de prova os estudantes tiveram 5h30 para responder as 90 questões objetivas e produzir a redação. Foram 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, , Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), além da redação, cujo o tema foi o estigma da saúde mental.

No próximo domingo (24), os inscritos terão 5h para terminar os conteúdos. A prova será formada por 45 questões de e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

O que levar?

É obrigatório para todos os participantes do Enem 2020 levar o documento de identificação original com foto e caneta fabricada em material transparente e de tinta preta para a prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendado levá-lo para auxiliar na localização do local de exame.

Para este ano o uso da máscara de proteção facial é obrigatório a todos os participantes e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

Terceira maior abstenção do país

Mais da metade dos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em , não realizaram a prova no primeiro dia de aplicação, ocorrido neste domingo (17).

De acordo com dados do Ministério da Educação, foram  82.638 inscritos em todo o estado, destes, 47.310 não compareceram no dia da prova, gerando uma taxa de de 57,2%. Com o número, Mato Grosso do Sul possui a terceira maior taxa de abstenção do Brasil, ficando atrás de Rondônia, com 64,5% e com 59,3%.

No Brasil, a taxa de abstenção, ou seja, de alunos que não realizaram a prova, foi de 51,5%. Ao todo, foram 5.523.029 de inscritos, com 2.842.332 de ausentes, conforme dados do Ministério da Educação.