O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua conta oficial no Twitter e pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

O exame começou às 13h30 e cerca de 5,6 milhões de pessoas se inscreveram na versão impressa. Hoje é dia das provas de linguagens e ciências humanas e da redação, com duração total de cinco horas e 30 minutos.

Na edição de 2019 da prova, os estudantes tiverem que argumentar sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A saúde mental foi bastante discutida ao longo do ano passado e já vinha ganhando atenção antes da pandemia da .

A redação do Enem é, praticamente, uma prova dentro da prova. Para chegar à sonhada nota mil nessa parte do exame, é preciso duas habilidades principais: boa leitura e boa gestão do tempo. Alunos que tiraram nota mil em anos anteriores lembram que é bem-sucedido aquele que se baseou na estrutura pedida pelo Enem e está familiarizado com esse formato.

O candidato deve fazer um texto em prosa, dissertativo-argumentativo e que, no fim, mostre uma proposta de intervenção social respeitando os direitos humanos e solucionando problemas relativos ao tema proposto. O texto deve reconhecer o tema adequadamente (desviar totalmente do tema zera sua redação), propor e defender uma tese (uma opinião a respeito desse tema), com base em argumentos claros e consistentes, e finalizar com a proposta de intervenção. São no máximo 30 linhas de texto e, no mínimo, sete (menos que isso também zera a redação).

Confira os temas das redações de anos anteriores:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil