O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que estima a necessidade de aplicação de 1,7 milhão de doses para imunizar quase 900 mil pessoas no Estado, também informa que, neste momento, o estoque da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica é de pouco mais de 343 mil seringas e agulhas. Outras 2,5 milhões já teriam sido repassadas aos municípios para a imunização.

O planejamento de para o início da imunização contra o , vinculado diretamente ao PNI (Plano Nacional de Imunização), segue orientações do Ministério da Saúde e determina as ações concorrentes de Estado e municípios –o primeiro, na logística de transporte e distribuição das vacinas, que usará forças de Segurança Pública, enquanto as prefeituras agilizarão o armazenamento e aplicação das doses em 597 salas de ção.

Dentro do cronograma, destaca-se que o Ministério da Saúde sinalizou também a compra de insumos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, incluindo seringas e agulhas. No Entanto, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) também faz compras “para garantir que não haja falta de insumos”.

Neste momento, o Almoxarifado da Coordenação de Vigilância Epidemiológica conta com 343.111 de seringas e agulhas estocadas, o que representa 19% da totalidade de 1.781.246 doses a serem aplicadas em 890.623 moradores em três fases e do grupo adicional reconhecido pela SES –são 2 aplicações para imunização total.

Apesar do pouco estoque, a SES afirma que já ter feito uma aquisição total de 7 milhões de unidades “para serem empregadas em outras campanhas sazonais”, das quais 3.736.185 seriam exclusivamente para a vacina contra a Covid-19. Além disso, há outra aquisição de 740.689 seringas e agulhas em andamento.

O Plano de Imunização de Mato Grosso do Sul deve ser oficialmente apresentado nesta segunda-feira (18). Ele prevê a imunização de quase 900 mil pessoas em três fases, incluindo ainda um grupo próximo a 177 mil pessoas que não consta nos grupos prioritários do Governo Federal.

Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica farão as vezes dos 9 Núcleos Regionais que, comumente, são responsáveis pelo transporte e distribuição de vacinas, entregando as doses de imunizante contra o novo coronavírus.