Campeão olímpico, Yelstin Jacques apresenta esportes paralímpicos para crianças em Campo Grande

“Foi recompensador ter passado a manhã com essas crianças”, declarou Yeltsin

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Medalhista das paralimpíadas de Tóquio conversando com atleta de Campo Grande
Medalhista das paralimpíadas de Tóquio conversando com atleta de Campo Grande

O Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande recebeu a terceira edição do Festival Paralímpico neste sábado (4) em Campo Grande. O evento, concebido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reuniu centenas de crianças e jovens de oito a 17 anos, com ou sem deficiências.

O Festival teve a honra de receber o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, bicampeão no atletismo na Paralimpíada de Tóquio-2020 e exemplo para os que estão começando agora no esporte. Yeltsin interagiu com atletas, técnicos e público em geral no evento.

“Mato Grosso do Sul vem fazendo bonito no esporte paralímpico, acreditando nas pessoas com deficiência e as incentivando. Foi recompensador ter passado a manhã com essas crianças, que conheceram novas modalidades e agora têm a oportunidade de ingressar no esporte. No Festival vi crianças com e sem deficiências, convivendo em igualdade, e é isso que o esporte ensina. Sou fruto desse trabalho de inclusão que o esporte proporciona e onde eu cheguei muitos podem chegar também”, destacou o medalhista de ouro da Paralimpíadas de Tóquio 2020, na modalidade atletismo.

Ao final das atividades, todas as crianças receberam lanche e certificados de participação, emitidos pelo CPB. O Festival Paralímpico fez alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Organizada desde 2018, a ação ocorre tradicionalmente ao mesmo tempo em diversas cidades do país e objetiva incentivar a prática esportiva por meio da vivência com novas modalidades. Em 2021, foram 70 municípios brasileiros.

Conteúdos relacionados