Após temporal, Nova Andradina decreta situação de emergência
Chuva com ventos de 72 km/h deixou danos pela cidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o vendaval que atingiu a cidade, o município de Nova Andradina decretou situação de emergência devido os danos sofridos na última sexta-feira (15). O temporal, acompanhado de rajadas de ventos que chegaram até 72km/h, segundo o Inmet, provocou danos e estragos nas áreas urbana e rural. Na sexta-feira, Dourados também havia decretado.
Há registros de queda de árvores sobre as vias públicas e rodovias da região, como também sobre bens particulares. Placas e outdoors também foram ao chão. Houve destelhamento de bens públicos, áreas comerciais e em residências, paralisação da distribuição de energia elétrica e da rede de telefonia celular em diversos bairros e, consequentemente, desabastecimento de água devido ao comprometimento do funcionamento das bombas nos poços artesianos.
Já na sexta (15), por volta das 19 horas, o coordenador da Defesa Civil de Nova Andradina, Hernandes Ortiz, fez um balanço parcial das avarias causadas pela tempestade que atingiu Nova Andradina, Nova Casa Verde e a região, em vídeo transmitido pelo facebook da Prefeitura Municipal. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil atuaram na limpeza e desobstrução das vias, além de apoio aos locais afetados.
Nesta segunda-feira (18), quatro dias após o temporal, algumas áreas rurais permanecem sem energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, a concessionária Energisa não deu um prazo para reestabelecer os serviços aos consumidores.
A publicação deste decreto autoriza a administração municipal a prestar apoio à população e áreas afetadas, mediante prévia articulação da Defesa Civil, além de destinar recursos humanos, financeiros e materiais, veículos e equipamentos.
“Nós temos conhecimento do prejuízo de agricultores devido à perda de alimentos e de leite, que deveriam ser mantidos refrigerados, mas devido ao desabastecimento de energia elétrica estragaram. Além disso, a falta de energia comprometeu o funcionamento das bombas que abastecem as propriedades rurais e muitos estão sem água desde o temporal”, relatou Hernandes.
A Defesa Civil continua monitorando a situação em todo território municipal e já trabalha na contratação emergencial de equipamentos para evitar ainda mais perdas aos cidadãos do município.
Notícias mais lidas agora
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
Últimas Notícias
Na volta do ‘feriadão’, Funsat ofertará mais de 2,1 mil vagas de emprego para Campo Grande
Entre os destaques estão 100 vagas para atendente de telemarketing
Idosa morre horas após sofrer acidente a caminho de hemodiálise, em Dourados
Depois do acidente a mulher chegou a fazer o tratamento, mas se sentiu mal e morreu
Após eleições, vereadores analisam projeto sobre Dia do Mutismo Seletivo
Parlamentares de Campo Grande analisam três projetos de lei em primeira discussão e votação
Chuva enfraquece vendas, mas comerciantes esperam aumento nesta véspera de Dia das Crianças
Embora o início tenha sido tímido, comerciantes esperam aumento no movimento ao longo desta sexta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.