liberação do Ministério da Saúde para a aplicação do imunizante em pessoas acima de 18 anos

José Mauro Filho

na faixa de 59 anos, liberada nesta terça-feira (16). “Pela idade, nós temos cerca de 8 mil pessoas aptas a receber esse imunizante, mas pelo prazo o número cai pela metade”, explica José Mauro.

O titular da explica que é necessário um prazo de cinco meses após o recebimento da segunda dose para que a pessoa possa receber a terceira dose da vacina — o que gera a redução no número do público. Ainda assim, a expectativa é que novas faixas etárias sejam incluídas no calendário já nos próximos dias.

‘Xepa’ para terceira dose

Pessoas com 18 ou mais que desejam tomar a terceira dose da vacina podem tentar a sorte com a ‘xepa’. O secretário municipal de Saúde comentou que esse público pode procurar as unidades de saúde em busca do reforço, mas precisam estar dentro dos requisitos determinados, como idade e terem recebido a segunda dose da vacina em um período de quatro meses ou mais.

Vacinação no Estado

Já no cenário estadual, a previsão de imunização de adultos com dose de reforço vai depender dos municípios. O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, explica não existir uma estimativa de quando novos públicos serão abertos para receber a terceira dose ou quando ela será aplicada em toda a população adulta de Mato Grosso do Sul.

Resende comenta que a decisão do Ministério da Saúde dá tranquilidade para que o Estado e os municípios trabalhem na aplicação do reforço, mas o avanço da aplicação depende de uma série de fatores. “O calendário e definição das idades que irão receber essa terceira dose ficará a cargo de cada município. O recebimento de doses do governo federal, sensibilização da população e campanha de mídia para vacinação, que já pedimos para o governo federal”, explicou.

Liberação da terceira dose

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que todos os adultos com mais de 18 anos poderão tomar a dose adicional da vacina contra a covid-19. A terceira dose pode ser tomada cinco meses depois da aplicação da segunda dose. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que toda a população adulta receba a dose de reforço até maio de 2022.

O Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) explica que os municípios já estão se preparando, com o objetivo de iniciar a aplicação da terceira dose já na quarta-feira (17).

“Todos os municípios já estão se reunindo com suas equipes e traçando as estratégias e, a partir de amanhã, os municípios ofertarão o reforço para pessoas com menos de 60”, explicou o presidente do Conselho, Rogério Leite.