A aplicação da 3ª dose recém foi liberada para a população adulta e o calendário de vacinação desta terça-feira (16) já foi atualizado em Campo Grande. Adultos com 59 anos ou mais podem comparecer aos pontos de imunização nesta tarde para receber a dose de reforço.

Para tomar o reforço, é preciso ter um intervalo de quatro meses após a aplicação da 2ª dose. Sendo assim, pessoas com 59 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal até o dia 16 de julho já podem receber a 3ª dose. A aplicação acontece no drive-thru da (Universidade Católica Dom Bosco), e unidades de saúde (confira lista no final da reportagem).

O calendário segue para os demais públicos. O município segue a aplicação da dose de reforço para trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, que também precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina até o dia 16 de julho.

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. A (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que o paciente deve apresentar laudo médico. Ainda segundo o calendário, podem completar o ciclo vacinal aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 16 de setembro. Também deve comparecer aos postos quem recebeu a Coronavac até o dia 26 de outubro ou a Pfizer até o dia 27 de outubro. A primeira dose continua disponível para todos com 12 anos ou mais.

3ª dose liberada para todos os adultos

O Ministério da Saúde liberou a 3ª  dose da vacina contra covid para a população adulta e a aplicação já começa em Mato Grosso do Sul. A medida já era aguardada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), diante da quantidade de vacinas em estoque nos municípios. A aplicação da dose de reforço deve ser gradativa, por idade, começando com a população de 59 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que toda a população adulta receba a dose de reforço até maio de 2022.

O Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) explica que os municípios já estão se preparando, com o objetivo de iniciar a aplicação da 3ª dose já na quarta-feira (17). “Todos os municípios já estão se reunindo com suas equipes e traçando as estratégias, e partir de amanhã os municípios ofertarão a reforço para pessoas com menos de 60”, explicou o presidente do Conselho, Rogério Leite.