Aliadas à Covid-19, doenças pulmonares levaram mais de 2,2 mil pessoas à morte em MS

Das 3.075 vítimas fatais de coronavírus em Mato Grosso do Sul, 2.287 sofriam de doenças pulmonares. No Estado, a Covid-19 é nove vezes mais letal para pessoas que possuem comorbidades. Ou seja, o índice de letalidade do coronavírus em MS é de 1,65 para pessoas que sofrem de alguma outra doença e 0,17 para as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Das 3.075 vítimas fatais de coronavírus em Mato Grosso do Sul, 2.287 sofriam de doenças pulmonares. No Estado, a Covid-19 é nove vezes mais letal para pessoas que possuem comorbidades.

Ou seja, o índice de letalidade do coronavírus em MS é de 1,65 para pessoas que sofrem de alguma outra doença e 0,17 para as que não possuem comorbidades. Lembrando que o índice de letalidade é calculado com divisão de mortes pela quantidade de casos confirmados.

O levantamento foi realizado pelo Jornal Midiamax, com base em microdados disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Das vítimas fatais da Covid-19, 2.773 tinham alguma comorbidade. Assim, é possível afirmar que em MS, 90% das mortes de coronavírus estão relacionadas com outras enfermidades.

Apesar de ser a mais frequente entre as vítimas, doenças pulmonares são apenas uma das comorbidades que estas vítimas lutavam desde antes do coronavírus. Das mais de 2,2 mil que sofriam de enfermidades nos pulmões, 1.551 ainda tinham outras debilidades.

Além de doença pulmonar, 582 vítimas fatais sofriam de enfermidades cardiovasculares, 333 de diabetes, 66 de imunossupressão, 9 de problemas renais e 5 de imunidade frágil. Outras 556 eram diagnosticadas com três ou mais comorbidades.

Mortes de coronavírus em MS

Até a última quarta-feira (10), MS havia registrado 3.075 mortes causadas por coronavírus. De acordo com os boletins epidemiológicos da SES, em 2021 foram confirmados 741 óbitos por Covid-19. O Estado começou o ano registrando, em cinco dias, mais mortes do que os quatro primeiros meses da pandemia.

Em janeiro, 552 faleceram no Estado após serem infectadas pela doença. Assim, o mês é o terceiro com maior índice de letalidade desde a chegada da doença em MS.

Janeiro atingiu marca de 2,02% de letalidade para a Covid-19. De acordo com os boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram confirmados 27.260 casos no mês e 552 mortes em todo o Estado. Então, os meses com maior letalidade por coronavírus são os primeiros da pandemia. Abril registrou 3,8% de índice, com oito óbitos e 207 casos confirmados. Já o segundo colocado é março, que foi 2,08% letal. Foram 48 infectados naquele mês e uma vítima fatal.

Conteúdos relacionados